quinta-feira, 6 de março de 2008

Se não ama, porque chama?


Hoje estive fazendo uma pesquisa sobre artistas e atletas que são ou foram militares.

O motivo do interesse ocorreu ontem, enquanto assistia no Canal Brasil ao filme "Cartola - Música para os Olhos".

Nele, foi mencionado que Nelson Cavaquinho era policial militar, da cavalaria. Inclusive relata uma história interessante em que o referido militar certa vez foi visitar o seu amigo Cartola, no Morro da Mangueira, em horário de serviço. Deixou o cavalo - talvez, comendo algum matinho perto do bar - e entrou para prosear com o compositor. A conversa foi tão animada, regada a biritas, que, lá pelas tantas, quando resolveu voltar para o quartel, não achou seu cavalo onde havia deixado. Como não conseguiu localiza-lo, foi embora a pé. Ao chegar na caserna, para sua surpresa, o quadrúpede estava lá.

Como dizia, o filme me vez ter curiosidade sobre personalidades conhecidas do público que já vistiram uma farda. Antes mesmo da pesquisa, comecei relacionar os que eu sabia. Além do Nelson Cavaquinho, que desacobri, sabia de Martinho da Vila, Nelson Sargento e Oswaldinho da Cuíca.

Numa pesquisa rápida, descobri que na Bahia tem um soldado da PM que está fazendo muito sucesso lá. É Márcio Moreno, que tem o título de "Rei do Arrocha" .

Mas, a surpresa maior estava por vir. Não sei se é novidade pra vocês, pra mim foi: Jamelão ( o intérprete de samba enredo da Mangueira) foi policial militar no Rio de Janeiro.

Lendo uma entrevista que o cantor concedeu ao repórter Julio Maria, Entrevista publicada no Jornal da Tarde (30/1/06), descobri, inclusive, que ele quer esquecer essa fase. Disse que teve muitos problemas com isso, mas lembra que ele nem saía para o serviço de rua, apenas ficava na delegacia.

Segunto Jamelão, a profissão de policial é muito ingrata, "ninguém gosta da polícia, mas na hora "H" nêgo grita "polícia, socorro!" Se não gosta, porque chama?" - Sábio Jamelão.

postado em 3/3/08

Nenhum comentário:

Postar um comentário