terça-feira, 22 de abril de 2008

Mulher, uma flor.

No princípio era apenas uma costela, então, o Criador decidiu fazer dessa costela uma mulher. A partir daí começou a sua evolução, que se iniciou como adjutora e que hoje ocupa inclusive os postos mais elevados de uma nação.

No passado ela foi heroína na luta pela igualdade de direitos. Superou todos os reveses preconceituosos que a queria deixar inferiorizada. A sociedade arcaica resistiu para reconhecê-la. Sempre relegada ao papel de coadjuvante, precisou conquistar o respeito das pessoas por meio de muito trabalho e ousadia. Em alguns casos até com o sacrifício da própria vida.

A decantada alma feminina, que faz da mulher um ser sensível e meigo, capaz de se entregar ao seu amado e se dedicar aos filhos, também trás nos “opcionais de fábrica” a garra e a força dos grandes vencedores. Por isso ela - a despeito de ter sido marginalizada quando quis se posicionar na sociedade – chegou ao status atual, com gás de sobra, que sinaliza não ter esgotado sua capacidade de evoluir.

O seu potencial está evidenciado no mercado de trabalho pela capacidade de realizar as tarefas que até então eram destinadas aos homens.

Na política mundial elas despontam competindo com os homens e, em alguns casos, até ganhando, com a firmeza de grande líder.

Pesquisas recentes indicam que cresceu a participação de mulheres nos postos de trabalho nas melhores empresas no Brasil, incluindo cargos de chefia.

Na cenário nacional sua participação na política vem aumentando gradativamente. Hoje temos no país 4 ministras, 10 senadoras, 3 governadoras, 56 prefeitas e tantas outras nos demais cargos.

Até no militarismo, que tradicionalmente era reduto masculino, as barreiras estão definitivamente suplantadas.

Na PM paulista, que iniciou com 13 mulheres, hoje já são 10% do efetivo, em condições de realizar todas as atividades.

O reconhecimento da Corporação ao trabalho da mulher ficou evidenciado ao homenagear a primeira comandante do policiamento feminino, coronel Hilda Macedo, dando seu nome ao Comando de Policiamento de Área Metropolitano 3.

Em Rondônia uma mulher conseguiu o mais alto posto e tornou-se a comandante geral da polícia militar daquele Estado. Na Força Aérea Brasileira temos mulheres pilotando os aviões caças. Diante de todas essas conquistas fica claro que para a mulher o céu não é o limite.

Para atingir esse nível de evolução a mulher teve que superar até mesmo características da sua natureza. Teve que segurar os sintomas dos incômodos femininos para não ser vítima de clichês, nervos de aço, quando a vontade era de sentar num canto e chorar e decidir com firmeza em situações que sua emoção queria te trair. Por isso a sua vitória é mais saborosa, as exigências foram maiores.

A suavidade da pétala de uma rosa pode ficar vulnerável a quem tem a intenção de extraí-la, pois sua essência não é oferecer resistência, antes prefere oferecer o seu perfume; mas também não tem desejo de ser despetalada, por isso tem caule forte e com espinhos. Assim é a mulher: linda, perfumada e encantadora. Presta-se a ocupar o seu lugar na história com a força do seu trabalho. Sensível ao ponto de ser confundida como frágil, mas com estrutura firme que serve de esteio para suas conquistas. É essa mulher que os homens estão começando a conhecer.

Um comentário: