sexta-feira, 11 de abril de 2008

Filme “Rota Comando”

Amanhã, dia 12, os “rotarianos” estarão reunidos. É mais um evento promovido pela associação “Boinas Negras” que integram todos policiais que trabalham ou trabalharam na ROTA. Lá o assunto que vai ganhar destaque nas rodas será o filme “Rota Comando”, tenho certeza.


Hoje, por volta das 15h00, estive no Batalhão Tobias de Aguiar – ROTA, onde estavam sendo gravadas algumas cenas do filme. Entrevistei o diretor (que também faz uma ponta de ator no filme) e também conversei com alguns policiais do batalhão que assistiam as filmagens à distância. Apesar da explicação do diretor Elias Junior de que a produção irá fazer uma homenagem aos milicianos, o que ouvi - à boca miúda - é que não acreditam no resultado deste trabalho.


O filme tem roteiro baseado no livro “Matar e morrer”, do capitão e deputado estadual Conte Lopes, que serviu naquele quartel nos anos 80, como eu, embora não sejamos contemporâneos.


O que se discute não é o foco no capitão, que é político e que terá mais visibilidade com o filme, mas a qualidade. Os recursos são inexistentes. Está sendo feito na base de "Uma câmera na mão e uma idéia na cabeça".
A diferença é que quando Glauber Rocha pronunciou essa famosa frase os Jovens, que estavam frustrados com a falência das grandes companhias cinematográficas paulistas, resolveram lutar por um cinema com mais realidade, mais conteúdo e menor custo, não apenas com menor custo.


Como já comentei anteriormente, torço muito pelo sucesso do filme. Pela Rota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário