terça-feira, 22 de julho de 2008

Crise na PM? SP tem boas notícias…

A sociedade paulista já está vivendo um novo tempo no trabalho realizado pela Polícia Militar. Essa constatação tem sido evidenciada a cada aferição dos índices dos delitos cometidos no Estado. É o resultado do trabalho que vem sendo realizado com determinação e comprometimento por toda a Corporação.



Há algum tempo as estratégias foram aprimoradas para chegar a esses resultados. Houve um grande investimento na gestão, que priorizou o planejamento, a formação, a especialização, o treinamento e a inteligência.



Na área de ensino, um treinamento realizado que tem trazido excelentes resultados é o que se refere à utilização de armas de fogo. O Método Giraldi, reconhecido pela Cruz Vermelha Internacional, que utiliza princípios das normas de direitos humanos, tem capacitado os policiais militares no exercício das suas funções, diminuindo a possibilidade de erros e privilegiando a preservação da vida.



Contribuindo para a valorização dos policiais militares, a nova lei de ensino, que está em fase de regulamentação, estabelece equivalências entre os cursos da Corporação e o ensino regular. Assim, alguns cursos podem ser alçados a categoria de graduação, outros em graduação Lato Sensu e até Stricto Sensu.



Nas comunicações, a Polícia Militar já está na era digital. Já implantado na Capital e prosseguindo para o Interior, o novo sistema de telecomunicações tem plenas condições operacionais e é integrado aos sistemas hoje existentes nas várias corporações envolvidas: a Polícia Militar, a Polícia Civil e a Polícia Técnico-Científica.



Também apresenta excelente comunicação mesmo em locais com maiores dificuldades de recepção, com a vantagem de apenas a polícia receber as informações, pois elimina a possibilidade de que haja interferência de outras pessoas que não estejam autorizadas.



Outro reforço tecnológico que o policiamento ganhou foi a utilização de câmeras em diversos pontos da cidade, que está em fase de implantação e testes e será inaugurado na próxima quarta-feira (23). Com a monitorização desses locais de interesse da segurança pública a inibição da prática de delitos fará diminuir o índice de crimes, conforme ficou constatado nas experiências dos municípios que já utilizam essa prática.



Todas essas informações tem ajudado na melhoria das condições do trabalho e, com isso, os resultados estão aparecendo. Uma das constatações foi feita pelo Instituto Paulista de Excelência da Gestão – IPEG, órgão oficializado no Estado de São Paulo para atribuição do Prêmio Paulista da Qualidade que, após uma rigorosa avaliação em que concorreram renomadas empresas privadas, concedeu o Prêmio Paulista da Qualidade da Gestão em grau Bronze para a Academia de Polícia Militar do Barro Branco e ao Centro de Formação de Soldados Cel PM Eduardo Asumpção. Essa premiação é a evidência do investimento da Corporação na área de ensino em suas duas portas de entrada para a Instituição: a escola de soldados e o curso de oficiais.



Também no mesmo grau, receberam o prêmio o 1º Batalhão de Polícia Rodoviária, 2º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano e o 33º Batalhão de Polícia Militar do Interior (Barretos/SP).



Em grau prata, a Unidade destacada foi o 4º Batalhão de Polícia Militar do interior, sediado na cidade de Bauru/SP, que também apresentou seu relatório de gestão e foi avaliado pela banca examinadora do prêmio com esse nível de qualificação.



Auto-estima



Participar dos prêmios não é o foco principal, mas ajuda melhorar a prestação do serviço a população. É preciso fazer o “benchemarking”, que é a busca de exemplos em gestões de sucesso, e isso vai se multiplicando para outras unidades. Também ajuda a auto-estima do policial, ao ver que o trabalho foi reconhecido e a unidade foi certificada, então também fica motivado.



ABC de ouro



Quem está experimentando o sucesso de gestão que deve ser copiada é o Comando de Policiamento de Área Seis – CPA/M6, localizado na Região do ABC, responsável pelo policiamento nos sete municípios (Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra). Na última quinta-feira (17) a Unidade recebeu a visita de sete oficiais de outros batalhões da Polícia Militar que vieram conhecer o programa de trabalho que conquistou o Prêmio Paulista da Qualidade da Gestão em grau ouro.



Com o empenho dos comandantes e dos comandados, o CPA/M-6, que tem seis batalhões subordinados (6º, 10º, 24º, 30º, 40º e 41º BPM/M), investiu no planejamento para melhorar os serviços prestados a população e, com isso, conseguiu a proeza de ser a primeira instituição pública no Estado de São Paulo a conquistar tal honraria. “É o melhor paradigma de gestão reconhecida no serviço público paulista”, avaliou Renato Aldarvis, gerente técnico do IPEG.



Antes mesmo da constatação pelo IPEG, o jornal Diário do Grande ABC, do dia 9/01/08, já informava que a queda no índice de roubos e furtos de veículos na região conduziu as seguradoras a diminuir em 20% o preço das apólices de seguros de automóveis.



A 3º Sargento Feminino PM Gleice Escalise Gardini, do COPOM ABC, ficou contente com a premiação porque também e moradora da região e pode comprovar diariamente essa melhora.



O Major PM Heitor José Frare, chefe interino do Estado Maior do M-6, responsável pela supervisão da gestão premiada, disse que trabalhar sem planejamento é como sair pra uma viagem sem conhecer o caminho, aumenta o risco de se perder no meio do trajeto. “Com o planejamento sabemos onde estamos e onde queremos chegar, então podemos traçar o melhor trajeto”, afirmou.


Comandando interinamente a Unidade, o Tenente Coronel PM Paulo Roberto Cicerelli, disse que o prêmio é uma comprovação que o serviço prestado esta atingindo o seu objetivo que é atender melhor a sociedade.



A gestão também contempla o público interno. Por meio de levantamentos, foi constatado que a maior parte dos policias que estava se acidentando com motos era no horário de folga. Com essa descoberta, foram proferidas palestras sobre direção defensiva, traumas, nutrição e direito e, com essa conscientização, houve uma diminuição considerável nos acidentados.



Ainda investindo na saúde dos policiais militares, o CPA/M-6 promove a ”Semana de Prevenção da Saúde”, que já está na sua 3ª edição.



Saber que existe um comprometimento com a busca da satisfação da sociedade, permitindo que aumente a sensação de segurança, motiva os paulistas a confiar ainda mais na Polícia Militar. E isso motiva os policiais militares.



*Texto originalmente publicado no site da PMESP - "Legião On Line"

Nenhum comentário:

Postar um comentário