domingo, 15 de junho de 2008

Abaixo o escracho aos marginais


Tenho uma verdade comigo. Sendo contra a violência e exercendo uma atividade profissional que visa combatê-la, tenho que ter a coerência de ser - antes de qualquer outra coisa - contra a violência policial.

Habitualmente, quando posso, visito alguns blogs. Quando vejo algo que me provoca reação, comento no próprio blog e, as vezes, repercuto aqui também.

No blog Diário de um PM vi um link para TV diário de um PM, que, acredito que seja do mesmo dono, o tenente Alexandre de Souza, da PM carioca, e que tenho admirado o trabalho de blogueiro.

Em TV diário de um PM assisti um vídeo que me indignou. Dois marginais sendo obrigados a trocar beijos, sob ameaça de policiais, pelo que ficou entendido.

Não quero aqui fazer o papel do puritano e de acima do bem e do mal. Como já disse por aqui, também já cometi pequenos erros, mas nem por isso vou ficar aqui fazendo apologia deles. Pelo contrário, quero esquecê-los, pois sei que não acrescentaram nada em minha vida. O que me conforta é o seguinte: Erros, quem não os cometeu? O que não podemos é divulgar umas coisas dessas como sendo corretas, conforme li em alguns comentários que estavam no blog que originou essas imagens. Isso só faz aumentar o nojo dessa relação polícia-bandido.

Se quisermos ter uma sociedade mais justa, devemos continuar combatendo o crime, com todo rigor que a lei permitir, sem, contudo, desrespeitar a dignidade da pessoa humana dos criminosos.

2 comentários:

  1. É verdade, cheguei a comentar algo neste sentido no texto A Polícia não é a Justiça, no Abordagem Policial. A questão é que muitas pessoas na sociedade aprovam esta conduta, e inclusive têm grande vontade em praticá-la. O policial, por estar mais exposto à oportunidade, acaba por pecar e incidir neste erro. O esforço para desestimular a prática é bastante positivo.

    ResponderExcluir
  2. Olá Lago, vc tem razão e compartilho da mesma visão.

    Tanto que vou editar o post (e avisar que foi editado) para que não suponha que eu seja a favor da prática.

    Não faz sentido o policial cometer o mal a que se destina combater.

    Obrigado pelo comentário.
    Abraço!

    PS.: preciso de alguém envolvido com assuntos policiais e que saiba escrever bem para manter comigo o TV Diário de um PM (trabalho remunerado). Se tiver interessado, pode falar comigo.

    ResponderExcluir