sábado, 8 de outubro de 2011

Acre: 36 horas

Militares do policiamento motorizado em rio Branco/AC

Sargentos J.Pires, Isaque e Candeias, da Assoc dos Militares do Acre

Foram apenas dois dias e uma noite no Estado, mas fui bem objetivo para obter o máximo de informações possíveis.

Logo ao chegar a Rio Branco, no dia 28 de setembro, quarta-feira, às 8h30min, fiquei com a boa impressão de uma cidade agradável e organizada.

Recebi o apoio de uma viatura e aproveitei para saber dos policiais sobre o cotidiano do policiamento local.

Hospedei-me na Associação dos Militares do Acre, que fica localizada no Quartel do Comando Geral, onde fui recepcionado pelos Sargentos Isaque e Candeias, presidente e vice-presidente, respectivamente.

Lá conversei com alguns colegas e presenciei questões políticas serem debatidas calorosamente.

Também conheci o veterano Sargento J. Pires, que me contou um pouco sobre a trajetória do ex-coronel Hildebrando Pascoal - que ganhou notoriedade nacional ao ser-lhe atribuído envolvimento com casos de violência e mortes - de quem foi amigo de infância e depois companheiro de caserna.

Ao visitar o Comandante Geral, Coronel Anastácio, cheguei no momento em que inaugurava a campanha de vacinação contra a gripe, sendo o primeiro a receber a vacina. Depois gravei uma entrevista com ele e soube um pouco de como vem sendo realizado o trabalho da Polícia Militar no Acre. “Nós ainda temos a sorte de poder andar fardado e desarmado nas ruas, no ônibus...”, comentou ao falar sobre o baixo índice de violência.

Por volta das 21h da quinta-feira segui viagem, lamentando não ter tido a oportunidade, por falta de tempo, de conhecer um policial militar, irmão de Chico Mendes, líder sindical que foi morto em Xapuri/AC, em 1988.


Cel Anastácio, Cmt Geral, tomando vacina contra a gripe

Nenhum comentário:

Postar um comentário