quarta-feira, 21 de julho de 2010

Na linguagem do povo

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou no último dia 30 de junho proposta que exige o uso de linguagem acessível nas sentenças judiciais. O objetivo é permitir que o cidadão compreenda o teor das decisões proferidas pelos magistrados.

Conceito de Sentença jurídica

É o nome que se dá ao ato do juiz que extingue o processo decidindo determinada questão posta em juízo, resolvendo o conflito de interesses que suscitou a abertura do processo entre as partes. A sentença assume feições próprias de acordo com os persos sistemas jurídicos existentes, mas em todos eles compreende a finalidade essencial de solucionar uma questão posta em julgamento.

Fonte: http://www.jusbrasil.com.br

Bom humor

Como termos jurídicos sempre são muito carrancudos, o chargista Maurício Ricardo ilustrou o tema de forma tão descontraída que até professores de direito estão solicitando o material para exibir em sala de aula. Veja abaixo:

2 comentários:

  1. Magistrado tem cada capricho... e a gente tem que entender. rs rs rs

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Opa,21 de Julho,postagem logo no dia do meu aniversário em Sgt. ! kkkkkk
    Isso é ótimo,para o melhor entendimento da sociedade para com as sentenças judiciais,sendo assim,a sociedade não fica tão "por fora" do assunto tratado.

    ResponderExcluir