sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Gays no quartel

Ainda não consegui entender essa polêmica em cima da permissão ou não de militares gays nos quartéis. Será que ainda não sabem que eles já estão lá?


A nossa cultura machista não está preparada para ver militares do mesmo sexo externando suas paixões. Mas, também não é permitido aos heteros - mesmo casados – qualquer tipo de manifestação carinhosa entre ambos quando estão uniformizados em público.


Penso que o preconceito maior está em relação aos homossexuais masculinos que se expressam com trejeitos.


Quando freqüentei o curso de sargentos em 1985, tinha um colega de turma que não fazia questão de esconder de ninguém sua orientação. Quando íamos à piscina, na Associação Desportiva Polícia Militar (ADPM), ele puxava o calção para exibir melhor o seu glúteo. Resultado: deram um jeito de desligá-lo do curso e nunca mais se teve notícias dele.


Melhor sorte teve um outro colega. Permaneceu todo o seu tempo de serviço de forma discreta, embora a maioria soubesse que ele era gay, até passar para a reserva em 2007.


Mesmo existindo o péssimo hábito de se fazer piadinhas sobre a orientação sexual das pessoas que não são heterossexuais, é a competência de cada um que deve ser avaliada.


O tema deve ser debatido sim, porém com o objetivo de esclarecer que todos nós podemos conviver sem barreiras, principalmente num ambiente profissional.

5 comentários:

  1. Parabéns pelo texto e por se posicionar diante desse tema polêmico.

    ResponderExcluir
  2. Se todos tivessem esse mesmo pensamento o mundo seria um lugar muito diferente!

    Parabéns pela colocação!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns sargento por esternar seu pensamento democratico. A orientação sexual não esta e nem deve ser equiparada com a capacidade e a competência de cada individuo na sociedade. Hoje no Brasil somos carentes de politicas publicas para dirimir dúvidas frequentes de uma sociedade, que em sua maioria, incube-se de um legado preconceituoso com pessoas que não matam, não roubam e possui atitudes antesociais só por que tem uma realação afetuamorosa com pessoas do mesmo sexo.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Olá Edson,

    Se a sua dúvida é se deve ou não pelo fato de ser gay, o texto acima já deu uma informação de como é a vida lá.

    Outra coisa, é um emprego tão normal quanto os outros, apesar dos pesares.

    Contudo, se quer a minha opinião, eu dou. Se é um desejo profissional, invista... Se for apenas uma fantasia, desista.

    ResponderExcluir