quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Com a palavra, os policiais militares

Li no jornal Folha de São Paulo: Serra quer mudar nome da PM para Força Pública. (C8 – Cotidiano – 4/2/10)

Para o governador José Serra a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) enviada à Assembléia Legislativa visa aproximar a polícia da população.

A proposta foi apresentada pelo comando da corporação e enfrenta resistência entre oficiais do Estado Maior que, entre outros motivos, não gostaria de perder o termo “polícia”.

Conforme explicou o comandante-geral Álvaro Batista Camilo ao jornal, “não se quer mudar o nome para mudar a polícia”. Para ele a mudança de nome vai reforçar o caráter comunitário da PM, e dar resposta aos pedidos de militantes dos direitos humanos que não aceitam o fato de uma polícia do Estado se chamar polícia militar.

“Nossa ideia é que isso traga uma aproximação maior com o cidadão, ao mesmo tempo que resgate a autoestima da própria instituição, porque esse é um nome histórico. Nosso hino tem até uma estrofe que fala da força pública, já é uma identidade da polícia", afirmou o nosso comandante.

Embora não haja estimativa dos custos
, sabe-se que a hierarquia da polícia não sofrerá alteração com a mudança: continuaremos sendo chamados de policiais militares e permanecerão as inicias PM na farda.

Para entrar em vigor, a PEC precisa ser aprovada por dois terços dos deputados em dois turnos.

Todo esforço para aproximar a polícia da população é válido. Não devemos resistir somente para sermos opositores, contudo apenas mudar o nome não é uma solução milagrosa para essa questão e, segundo comentário recebido aqui no blog, parece que existem outros interesses políticos nessa mudança.

Também temos que lembrar que o que resgata a autoestima dos policiais, além de receber um salário digno, é ser valorizado profissionalmente.

Caso seja feita a mudança, a alteração deverá incluir a exclusão da 18ª estrela do Brasão-de-armas da instituição, pois refere-se a Revolução de Março de 1964, período que iniciou a ditadura militar no país.

Com a palavra, os policiais militares.

5 comentários:

  1. O PSDB deveria estar preocupado em honrar a milícia paulista com proventos dignos e em combater o crime de forma efetiva, mas, para quê governar com seriedade? Muda-se o nome (completa bobagem) enquanto permanece tudo "como dantes no quartel de Abrantes".
    Lamentável.

    ResponderExcluir
  2. Lago, para o goveranador é melhor uma policia pabre em todos os sentidos, como voce pode perceber, ele conseguiu doar aquilo que nao é dele a rede globo, uma area de valor exorbitante atraves de negociata, barata, acho que ele vive a epoca de alguns governos do passado, que diziam (ja te dei uma arma, uma carteira para que salario)kkk este governador é um Lixo.E se ele chegar a presidencia os colegas podem se preparar para pedir baixa, e os reformados vão catar latinhas. jorge luiz cano

    ResponderExcluir
  3. Eu também entendo que coisas mais importantes aguardam mudanças e que ainda não foram alvos da mobilização dos nossos governantes.

    ResponderExcluir
  4. É preciso uma união entre todos os PMs, Oficiais e Praças, o problema é que isso é muito improvável, já que não somos unidos se o fossemos nossa força seria grande frente aos descasos com a tropa.
    Campos.

    ResponderExcluir
  5. Isto também é verdade.

    O que não podemos é ficar calados, a mercê de interesses que não contemplam a maioria.

    ResponderExcluir