segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Medalha, medalha, medalha

Sargento Lago e Cabo PM Lago

Em 1968, Iwao Takamoto criou Muttley, um personagem ficcional do desenho animado Corrida Maluca, da Cartoon Network Studios, sucessora da Hanna-Barbera.

O cão ostentava muitas medalhas e constantemente exigia novas de seu dono, por seguir suas ordens. Dizia: "Medalha! Medalha! Medalha!". Ao recebê-la, dava um salto no ar de felicidade.

Na atividade policial militar as medalhas também trazem felicidade, contrapondo os muitos dissabores do ofício. É a materialização do reconhecimento de um bom trabalho realizado.

Pena que essa condecoração depende mais de quem homenageia que do próprio homenageado. Por isso vemos companheiros que trabalham nas periferias das cidades, longe do contato administrativo, esquecidos em razão da máxima “Quem não é visto não é lembrado”.

No livro Papa Mike, que lancei recentemente, ao abordar esse mesmo assunto, lamentei o fato de meu tio Sargento Lago ter cumprido 30 anos de bons serviços prestados à Polícia Militar do Estado de São Paulo sem receber qualquer tipo de homenagem.

Contudo, nessa semana tive a satisfação de participar da cerimônia realizada pela Sociedade Veteranos de 32 - MMDC, no Palácio Anchieta, na Câmara de Vereadores de São Paulo, onde meu irmão Cabo Lago, do 2º Batalhão de Choque, foi condecorado com a medalha Governador Pedro de Toledo, cujo objetivo é homenagear personalidades civis e militares, nacionais e estrangeiras por seus méritos e serviços de excepcional relevância prestados ao culto da Epopeia Cívica de 9 de Julho de 1932 e a São Paulo.

Às vezes, uma simples medalha pode mudar completamente a conduta do policial para algo ainda melhor. E quando ele está motivado e feliz, seu trabalho será ainda mais eficiente.

Também é uma forma de dizer que se ele plantar irá colher os fruto, ao mesmo tempo em que gera incentivo ao que não ganhou para se esforçar mais com o intuito de ser reconhecido na próxima vez.

Precisamos de mais atitudes de reconhecimento aos profissionais, de uma maneira geral, principalmente aos policiais.

*Texto publicado originariamente na coluna do Sargento Lago no Portal Stive

Nenhum comentário:

Postar um comentário