segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Polícia Militar em terras alagoanas

Policiais da Rádio Patrulha escoltam torcedores

Foi um último compromisso em Aracaju, por volta das nove da manhã de quinta-feira (13), que contribuiu para que eu perdesse o ônibus com destino a Maceió. Cheguei à rodoviária às 12h37, com sete minutos de atraso.

Ainda tentei alcançá-lo na estrada, mas foi em outro, que iria para Fortaleza passando pela capital alagoana, que consegui viajar.

O contratempo provocou também o desencontro com o Sargento Wandec, da PM5, que me aguardava na rodoviária para conduzir-me à Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Melo, onde ficarei hospedado, contudo logo o problema foi solucionado e, por volta das 19h30 já estava alojado.

No primeiro compromisso da sexta-feira, estive pela manhã no Quartel do Comando Geral e, com intermediação do Tenente Coronel Maxwell - Assessor de Comunicação, fui gentilmente recebido pelo exmo senhor Comandante Geral da Polícia Militar de Alagoas, Cel PM Dário Cesar Barros Cavalcante e pelo Sub-Cmt Geral Cel PM Luciano Antônio Silva, que me desejaram boas vindas.

No domingo fui assistir a apresentação da Banda de Música, na área de lazer da praia de Ponta Verde, no programa “Vem ver banda tocar”, projeto desenvolvido pela PMAL desde 1998.

Com repertório variado e tocando vários ritmos, a exibição da banda, que já é tradicional, era aguardada com expectativa pelo público.

Tinha pessoas de todas as faixas etárias na platéia, porém as mais entusiasmadas eram as da terceira idade, que logo nos primeiros acordes começaram ensaiar alguns movimentos ritmados e em pouco tempo já estavam ocupando todo o espaço destinado à dança.

A trilha sonora, com canções saudosistas e contemporâneas, revelou uma atração à parte, Dona Lalá, de 96 anos. Ela não parou um minuto. Segurando sua bengala horizontalmente na altura do peito, que nos picos de euforia levava acima da cabeça, se divertiu, ameaçou tirar um velhinho pra dançar e ainda se solidarizou com uma idosa que só conseguia movimentar os braços com auxílio de uma enfermeira e o incentivo da filha, segurando em sua mão e fazendo passos de dança.

No intervalo entre uma canção e outra, o maestro subtenente Lorinaldo comentou: “A banda de música contribui para a felicidade desse povo”.

Com a imagem maravilhosa do mar, a brisa que amenizava o calor e ouvindo os clássicos musicais brilhantemente interpretados pela Banda de Música da Polícia Militar, a manhã dominical em Maceió foi muito gostosa.

À tarde o compromisso foi acompanhar o policiamento no clássico envolvendo as duas equipes de maior torcida do estado: CSA x CRB.

Os torcedores do CRB se reuniram numa praça próxima a sede de sua torcida organizada Comando Alvi-Rubro e dalí caminharam cerca de quatro quilômetros até o Estádio Rei Pelé, sob escolta da Rádio Patrulha e do Policiamento de Trânsito. Segundo João Gordo, presidente da torcida, a atuação da PM nesse trajeto tem contribuído para evitar atropelamentos e atos de vandalismo.

Do outro lado da cidade, sob escolta dos policiais do BOPE, a torcida Mancha Azul também caminhava para o estádio.

Sem incidentes, as duas torcidas chegaram, foram revistadas pelo efetivo que contava com o reforço de alunos do curso de Formação de Soldados e entraram.

O forte esquema de segurança montado pela Polícia Militar inibiu a prática de delitos, conforme avaliou o comandante do CPC, tenente coronel PM Batinga, “Está tudo tranqüilo”. A mesma mensagem foi reforçada pelo tenente coronel Túlio, comandante do BOPE, “Já que tem tanta falta de diversão pública, estamos trabalhando para que as pessoas sintam-se bem”, disse.

Também satisfeitos com a atuação da corporação estavam o repórter Orlando, da rádio Gazeta e o árbitro da partida Francisco Carlos do Nascimento. “Trabalho perfeito” avaliou o cronista enquanto Chicão, como é conhecido o árbitro, disse que “Sem a Polícia Militar não tem como ter o espetáculo”.

Com uma torcida triste e outra feliz, já que a partida terminou com o placar de 2x0 em favor do Clube de Regatas Brasil, o dia terminou com os policiais retornando para as suas casas com mais uma missão cumprida com êxito, das tantas que escrevem as histórias dos nossos heróis da segurança pública.

Sargento Lago recebe boas vindas do Comandante Geral e Sub-Cmt da PMAL

Subtenente Lorinaldo é o maestro

Dona Lalá, 96 anos e muita vitalidade.

Platéia aproveita para dançar

Chicão e Orlando elogiam a PM

Atenção voltada para a torcida

Revista na entrada do estádio

Do lado externo a Cavalaria se manteve atenta.

4 comentários:

  1. Excelente! Gostei de tudo. Admirei sua descrição do pessoal mais maduro..animados...como devemos ser...quero amadurecer assim...cantando e dançando...por isso a música é sempre bem vinda em nossas vidas!
    Abraços e sucesso!!!

    ResponderExcluir
  2. Êh vidão!!!

    Me espera que eu chego lá...
    kkkkkkkkk

    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Luzia, realmente foi muito bonito ver esse pessoal se divertindo... um espetáculo dentro do espetáculo.

    ResponderExcluir
  4. Novinha, embora demore, já que vc ainda está no início de sua carreira policial, tenho certeza que quando chegar a sua vez irá saber aproveitar... beijos...

    ResponderExcluir