segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Polícia Militar, de Arapiraca a Penedo



Penedo tem baixo índice de violência

O quartel estava muito movimentado na última sexta-feira, 28 de janeiro. Induzia acreditar ser um dia atípico, contudo logo fui informado que assim era a rotina do 3º Batalhão de Polícia Militar, Tenente João Bezerra da Silva, em Arapiraca/AL, que tem o slogan “Guardião do agreste”.

Bem estruturado, com atividades diversas, o Batalhão tem cerca de quinhentos policiais e atende 14 cidades, sendo Arapiraca a principal, com cerca de 250 mil habitantes.

No pátio interno policiais faziam aula prática com motocicletas no ENOR – Estágio e Nivelamento de Operações com ROCAM, que tem duração de quinze dias e que desperta o interesse de militares de diversas unidades. O treinamento que realizavam reproduzia situações possíveis no policiamento.

O tenente Williames, escalado como oficial supervisor, após me apresentar ao comandante do batalhão, Tenente Coronel Sampaio, mostrou-me as dependências do quartel e as atividades desenvolvidas. Depois me levou para acompanhar seu trabalho na rua, numa viatura do Pelotão de Operações Especiais - PELOPES.

Antes, assisti a formatura de liberação do expediente dos alunos do Curso de Formação de Praças.

O antigo discurso orientando os jovens estudantes para não cometerem excessos, neste final de semana tinha motivação especial.

Na semana anterior três alunos vinham juntos para o quartel quando o carro capotou. Sobreviveu apenas o rapaz que estava na frente e usando cinto de segurança. Antonio Benedito da Silva Moura, que dirigia, e Raquel Pereira da Silva, que estava no banco de trás, foram arremessados para fora do veículo e faleceram no local.

Ainda emocionada, Sande, colega de turma de Raquel, teve dificuldades para falar. “Ela era muito alegre e determinada”, disse entre lágrimas. “Era de origem humilde e estava feliz por poder ajudar a sua família”, lembrou Alanna, outra colega.

Na rua os policias do PELOPES fizeram várias abordagens e numa delas um rapaz de 15 anos foi surpreendido com uma pequena quantidade de maconha e um dinheiro trocado que fez acreditar que estava comercializando.

A noite, o batalhão participou de uma exposição numa praça da cidade, como parte das comemorações do aniversário da PMAL, que acontece no próximo dia 3.

No dia seguinte fui para Penedo, cidade histórica que fica há cerca de 80 km de Arapiraca e 158 km de Maceió.

Entre a beleza da arquitetura barroca de prédios e igrejas, o que chamou a atenção foi o carinho das crianças com os policias militares, que trafegavam com a viatura em baixa velocidade. “E aí, beleza?”, acenou uma pequena, fazendo o sinal de positivo. Esses gestos se repetiram várias vezes e consegui registrar alguns.

Contrariando o baixo índice de violência da cidade, nesse último final de semana aconteceram várias ocorrências e em todas os policias do 11º Batalhão obtiveram êxito na solução dos casos. Entre elas, uma tentativa de homicídio e um roubo.

Aproveitei o final da tarde de sábado para observar o por sol refletido no rio São Francisco e no início da tarde de domingo retornei para Maceió.

Raquel e Moura faleceram a caminho do trabalho

Alanna e Sande: colegas ficaram abaladas

Abordagem do PELOPES em Arapiraca

Exposição comemora aniversário da PMAL

Criança acena para o PM em Penedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário