quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Ingressou na PM aos 51 anos de idade

*Sargento Lago

Sonho realizado devido a falta de limite de idade no edital

Quando Gabriel Batista da Cruz deixou há 18 anos o Rio de Janeiro, sua terra natal, com esposa e dois filhos, para vir morar em Maceió, não imaginava que estaria dando o passo certo para a realização de um grande sonho da sua vida: Ser um policial militar.

Com 51 anos de idade e contador de profissão, Cruz guardava a frustração da juventude até que um dia sua esposa, “fiel escudeira”, como ele a define, veio trazer a notícia: Estava aberto o concurso para a PM alagoana.

Ciente que o edital não previa limite de idade animou-se, inscreveu-se, prestou o concurso, foi aprovado e hoje freqüenta o Curso de Formação de Praças.

Além das matérias teóricas, o treinamento físico é forte, as exigências disciplinares também, mas Cruz tem, como se diz na gíria do futebol, “sobrado”, que é quando um atleta joga mais do que a situação exige.

Na sala de aula seus colegas, na maioria com idade para serem seus filhos, embora reverencie sua experiência, não perdem a oportunidade para fazer brincadeiras. “Ele esteve na Segunda Guerra Mundial”, diz um. “Foi namorado da Dercy Gonçalves”, brinca o outro. Mas todos são unânimes em dizer que ele é um exemplo.

Do ponto de vista institucional, a corporação terá pouco tempo para utilizar seus serviços, já que o soldado não pode permanecer no serviço ativo com idade superior a 56 anos. “Fiquei muito triste quando soube disso, pois entendo que tenho condições de servir a Polícia Militar por pelo menos mais uns 15 anos”, lamentou o aluno. “Nós mantivemos contato com a Procuradoria Geral do Estado para que nos próximos concursos haja uma melhor avaliação para que não permita situações iguais a essa”, disse o Coronel PM Mário da Hora, diretor de ensino, referindo-se a falta de limite de idade para ingresso.

Fazendo história, já que deve ser caso inédito na história recente das PMs do Brasil, Cruz vai vivendo seu sonho dourado e aguardando o dia 21 de abril, data em que acontecerá a formatura do seu curso.

Cruz apresentando arma na revista matinal

Cel PM Mário da Hora, Diretor de Ensino da PMAL.

* Autorizada a publicação, desde que contenha a citação: "Publicado no blog do Sargento Lago"

19 comentários:

  1. Eu acho correto o que aconteceu com o futuro Soldado Cruz,pois passou no concurso,provando a todo mundo que tem condições de ser Soldado da PMAL,acho que deveriamos rever os limites sim da idade mas tambem dar oportunidades a pessoas mais experientes como é o caso do recruta Cruz,parabens Cruz Deus te ilumine tenho certeza que dará exemplos. Sargento Roberto Queroz PMPE.

    ResponderExcluir
  2. Amigos...
    Gostaria de saber se existe limite máximo pra ingressar na Policia Militar do Rio Grande do Norte.

    Desde já...
    Obrigado!
    Gláuber Magno
    glaubermagno@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 30 anos é o limite máximo, para ingressar na polícia militar do Estado do Rio Grande do Norte.

      Excluir
    2. A idade máxima para ingressar na polícia militar do Estado do Rio Grande do Norte é 30 anos.

      Excluir
  3. Obrigado pela visita e por externar sua opinião, Sargento Roberto Queiroz.

    ResponderExcluir
  4. Visitarei a PM do Rio Grande do Norte em Abril e aí te informarei.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Cap. QOPM/PMDF - Apóstolo1 de fevereiro de 2011 às 10:17

    Parabéns ao futuro policial militar do Estado de Alagoas; parabéns aos Policiais Militares e que este sirva de exemplo a todos.

    ResponderExcluir
  6. Capitão Apóstolo, a determinação do aluno Cruz é realmente admirável.

    ResponderExcluir
  7. George Felipe de Lima Dantas3 de fevereiro de 2011 às 00:26

    O futuro Soldado Gabriel Batista da Cruz é um exemplo de obstinação quando se trata de perseguir um objetivo, um ideal. Os limites de idade, em regra, servem de parâmetros para "situações médias". O Recruta Cruz é um exemplo eloqüente de alguém "fora da média". A Polícia Militar de Alagoas (PMAL) tem a feliz oportunidade, no caso desse ainda recruta, de mostrar nele o tipo de homens e mulheres que podem ser encontrados nas Polícias Ostensivas do nosso país. Eles e elas são idealistas, firmemente objetivados em servir a causa pública, em uma nobre profissão em que muito das vezes o maior privilégio que ela confere é permitir aos idealistas uma doação de corpo e alma a uma carreira tantas vezes incompreendida. Mas é isso mesmo, é assim que os nossos melhores exemplos são estabelecidos, independente de compreensão ou reconhecimento. – Vida longa ao Soldado Cruz que honra sua Polícia Militar de Alagoas.

    Professor George Felipe de Lima Dantas
    (Tenente Coronel Reformado da Polícia Militar do Distrito Federal)

    ResponderExcluir
  8. Espero que ele não necessite sobreviver do salario do Estado quando chegar a reforma.

    56(idade limite de permanencia) - (51)idade de ingressso = 5 anos (reforma compulsória)receberá proporcional ao tempo de serviço, ou seja, 1 cachorro quente por mes.

    2SgtPMRef Walmir Silva (SP)

    Boa Sorte para o Al Sd Cruz / esse será guerreiro.

    ResponderExcluir
  9. NOSSA LUTO PARA ENTRAR FAZ TEMPO O SARGENTO CRUZ FOI UM VENCEDOR QUERO SER IGUAL A ELE POIS É O MEU SONHO QUE QUERO TORNAR REALIDADE.ESTOU COM RECEIO COM UMA COISA ELES ANDA NÃO DISSERAM
    O LIMITE DE IDADE POIS TENHO 32 E ESTOU MORRENDO DE MEDO QUE O MEU SONHO VÁ POR ÁGUA ABAIXO E O MEU SONHO NÃO SE REALIZE NUNCA MAIS.

    ResponderExcluir
  10. Que legal! Existem várias pessoas que 'passaram da idade' mas tem condições físicas e psicológicas de ingressar na polícia. Que ele preste um bom serviço à comunidade e à corporação.

    ResponderExcluir
  11. Esse negócio de reforma compulsória com dias proporcionais ao tempo de serviço não resiste a uma boa análise.

    O Soldado Cruz já pode ir estudando um jeito de lá na frente pleitear sua reforma com tempo integral.

    Não existe isso mais não.

    Para isso a Justiça está aí, também.

    Aqui em Minas Gerais já houve isso, mas acabou.

    Só restou para reforma disciplinar.

    José Vacir Côgo

    ResponderExcluir
  12. gostaria de saber se existe limite de idade para a prova da PM no Rio de janeiro.

    ResponderExcluir
  13. ai bahia agora é a sua vez de da a oportunidade as pessoas k tem 46 anos a se ingressar na carreira militar olha o exemplo itabuna bahiade alagoas o jovem de 51 anos entrou para a carreira militar dilma é so a senhora aprovar k wagrer nosso governador agradece obrigado a hora é essa

    ResponderExcluir
  14. Gostaria de saber se existe limite de idade para ingressar na polícia do Rio Grande do Norte? Tenho muita vontade de ser um PM no meu estado. É um desejo de conquista e de satifação pessoal.
    Gostaria de retorno.
    Desde já, bastante grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A idade máxima para ingressar na polícia militar do Estado do Rio Grande do Norte é 30 anos.

      Excluir
  15. Samuel Baptista da Cruz21 de outubro de 2012 às 18:44

    Este aí é meu irmão, largou o RJ para fugir da violência e dos parentes, estranho chegar na PM para lutar contra ela, enfim, boa sorte.

    ResponderExcluir
  16. se eu entrar com liminar consigo entrar na pm mt tenho 32 anos e o edital ta com 25

    ResponderExcluir