sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

GETAM, cavalaria de aço da PM de Sergipe


Quando os policiais do Grupamento Especial Tático de Motos - GETAM passam pelas ruas da cidade, causam a admiração da população e o respeito dos delinqüentes em potencial.

O fato é que, embora recém criada (2009), essa nova modalidade de policiamento com motos obteve tantos bons resultados que seus integrantes já são considerados de elite na PM sergipana

Nessa última quarta-feira fui conhecer de perto o trabalho desses companheiros.

Embora já tivesse de serviço desde as 07h00, uma equipe retornou à base para que eu pudesse acompanhá-los, no início da tarde.

Orientados pelo capitão Gilmar, comandante e criador do grupo, me deram o uniforme e os equipamentos e, na garupa de uma moto, pilotada pelo soldado Andrade, saí gravando.

A equipe, comandada pelo 2º sargento Bispo Filho , tem mais dois policiais, cada um com sua moto, o cabo Joel e o soldado Valtervan, sendo que uma delas leva um garupeiro, cabo Vinícius, armado de fuzil. Nesse dia, excepcionalmente, e por questões de segurança, foi reforçado com mais um garupeiro, soldado Wesley, também armado com fuzil.

Após rápido deslocamento pelas ruas centrais, fomos nos afastando para um bairro periférico e aí começou ficar clara a vantagem das motos, quando patrulham e fazem intervenções policiais em locais onde não há acesso para viaturas convencionais ou ele é dificultoso.

Entramos numa viela de terra, viramos à direita, depois à esquerda, esquerda novamente, com manobras sempre antecedidas de gestos convencionados do comandante, saímos numa outra rua e aconteceu a primeira abordagem. Dois rapazes, pegos de surpresa com a aparição da polícia, tiveram tempo apenas de jogar algo debaixo de um carro, porém não conseguiram fazê-lo fora do alcance dos olhos do Sargento Bispo Filho, que objetivamente localizou um saco plástico com cocaína e crack e uma quantia em dinheiro.

A ação esteticamente espetacular chamou a atenção dos moradores do bairro e em poucos minutos formou-se uma grande platéia para acompanhar o trabalho dos milicianos.

Essa ocorrência tomou o tempo suficiente para que, após finalizada, recolhêssemos ao quartel.

Lá, por volta das 19h30, nos aguardava o capitão Gilmar que comentou os preceitos do GETAM que, apesar de fazer uma pilotagem de alto risco, é segura, pois tem policiais gabaritados e excelentes pilotos. Também lembrou o padrão eficiente de abordagem, que causa impacto desmotivando infratores.

Certamente vão enriquecer esse documentário, pela beleza e pela eficiência, as imagens da atuação da cavalaria de aço da PM sergipana.


Sargento Lago na garupa do soldado Andrade

Traficantes presos

Trabalho desperta curiosidade da população

Sargento Lago e equipe GETAM

Capitão Gilmar, comandante e idealizador do GETAM

20 comentários:

  1. Excelente iniciativa sgt, nesse processo de luta por direitos comum as policias, é importante que conheçamos os trabalhos de todas as PPMM dos estados. Fica aqui um convite informal para que o senhor conheça as Rondas Ostensivas Táticas com Apoio de Motocicletas da PM PB, ROTAM. Aqui vai um link de um vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=u9N7TihsisY

    ResponderExcluir
  2. Olá companheiro, obrigado pelo convite. Em breve estarei na Paraíba e irei visitar nossos guerreiros da ROTAM, com muito prazer.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela iniciativa sgt lago, show de bola a atuação do GETAM ,abrço

    ResponderExcluir
  4. Eu também fiquei impressionado com a habilidade dos nossos companheiros na pilotagem das motos e na atuação policial... realmente estão de parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns companheiro Lago, tb sou sargento da reserva da PM Baiana. Seu blog está muito bom, e essa sua idéia de percorrer o Brasil para conhecer as Polícias é realmente excelente. Sucesso. Já estou lhe seguindo no blog. Fik com Deus irmão.

    http://tavaresnovidadesesportes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Bom dia!

    Acompanho todas as publicações. Esse trabalho está ficando mais vez melhor! Parabéns Sargento Lago!

    ResponderExcluir
  7. Obrigado pelo incentivo, Luzia Iagolari!

    ResponderExcluir
  8. Ops...faltou uma palavra. Esse trabalho está ficando cada vez melhor!!!!Abraços

    ResponderExcluir
  9. Sargento, sou CbPMESP e trabalhei por mais de cinco anos na ROCAM, mas passo a me questionar se equipamentos e motos com cilindradas semelhantes aos dos colegas já não estão na hora de desembarcarem na PM paulista. Vejo uma preocupação muito grande com a segurança dos PPMM. Usam além do capacete, cotoveleiras, joelheiras, luvas, roupas escuras que ajudam muito no policiamento com motos, já que toda fuligem dos demais carros acabam em nossas fardas, coisa que aqui não temos. O fato de ter um garupeiro com uma arma longa é ainda mais impressindível nos dias de hj. Creio que com vosso blog, passaremos a conhecer mais intimamente as demais irmães e a nos aprimorar mais para acompanharmos algumas melhorias que venhamos a ver.

    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  10. Companheiro,

    A avaliação que você faz é corretíssima. A Polícia Militar de Sergipe tem essas e outras novidades não praticadas em nosso estado. Divulgá-las é permitir que o assunto seja discutido e posto em prática. Temos que nos nivelar por cima, uma aproveitando o que a outra tem de melhor, independente do tamanho do estado dessa PM.

    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  11. pense que gosto de policia acho bonito o trabalho a maneira de trabalhar de todos principalmente colocaõ suas vidas em risco pela sociedade e muito bonito o meu marido tanbém e pm e muito gratificante.

    ResponderExcluir
  12. Marco Antonio Alcantara18 de março de 2011 às 20:59

    Sargento Lago admiro muito o trabalho que o Getam faz aqui em Sergipe, que é de extrema importância para garantir a segurança.
    Quando o meu tio o cb Joel me contou sobre o trabalho que você faz, achei o maximo, até por quê meu sonho tbm e ser um cavaleiro de aço, tanto que estou cursando direito para me preparar melhor pra esse novo desafio.

    ResponderExcluir
  13. admiro bastante o trabalho que o GETAM-SE realiza embora nao tenha sido reconhecido,falo isso porque faço parte dessa valorosa familia (GETAM) e acompanho as nescessidade do grupamento e espero que os governantes atentem para esses problemas e procure resolve-los

    ResponderExcluir
  14. Celio futuro intergrante da PM-SE29 de abril de 2011 às 11:21

    O GETAM só está precisando de seu registro oficial e assim receber todos os benefícios necesários para uma melhor eficiência nos trabalhos que isso ajudará em rondas na capital e no interior.

    ResponderExcluir
  15. Muito boa a matéria, parabéns! O RAIO daqui de Fortaleza também é considerada a elite da PMCE.

    ResponderExcluir
  16. o trabalho é bom e mereçe elogios,mais tem policiais que acha que é O REI.
    e deveria ser mais humilde nas abordagens por que afinal,de contas a população tem pessoas de bem .
    e os policiais estão para dar segurança .
    então eu acredito que os policiais devem ter um treinamento para se reeducar nas abordagens.

    ResponderExcluir
  17. Cara Tenho apenas 16 anos E assisto todos os tipos de programas policiais, e outra vc veio até sergipe e eu não sabia queria muito te conhecer pois admiro seu trabalho e quero muito ser um policial quando crescer e outra obrigado por divulgar o trabalho da GETAM queria muito que vc voltasse aqui a sergipe para acompanhar a CHOQUE que tambem tem muito em comum Com a GETAM So que de carro ne bem aguardo vc aqui devolta sergipe.

    ResponderExcluir
  18. Como me alistar na getam cavaleiros de aço

    ResponderExcluir
  19. Eu tenho 16 anos e meu sonho é ser um PM, mas trabalhar na GETAM. Um dia vou chegar lá, lutando com toda minhas forças, admiro muitos o trabalho de vocês assisto direto no YouTube as ocorrências da ROCAM.

    ResponderExcluir