sábado, 27 de março de 2010

Além da coragem


Com freqüência ouço elogios sobre a minha coragem quando comentam sobre a minha carreira musical.


Para essas pessoas, o fato de um policial de carreira subir ao palco – fardado ou não – para cantar mensagens que enaltecem e dignificam os profissionais de segurança é um ato heróico. Alguns adjetivam inclusive como loucura.


Em 2009 encerrei as minhas atividades como policial da ativa e agora me dedico integralmente à música, que neste ano completa 17 anos, apenas cantando segurança.


No CD que estou lançando, “Apenas um policial”, o mestre dos sambistas Almir Guineto interpreta comigo a música “Se segura segurança”, de nossa parceria com Adalto Magalha. No encerramento ele diz: “É uma honra Sargento Lago, mas pára de fazer show fardado porque é muito perigoso”.


Esta semana estive em reunião com um possível investidor e, ao ver as algemas que fazem a função da letra “o” no meu nome artístico, admirado, falou: “Aqui você pegou pesado”. E tentou me agradar: “Gosto de gente maluca”


Talvez seja por isso que a maioria ainda não tenha descoberto que meu trabalho tem muito mais do que apenas coragem. Aliás, não é por ela que quero ser lembrado, mas, pelo menos, pela disponibilidade e determinação em suavizar um tema tão rude em nosso cotidiano, porém de extrema importância, com mensagens musicais que favorecem a reflexão.


Neste novo trabalho, por exemplo, embora tenham músicas de exaltação e também de entretenimento, trago como mensagem central a união dos profissionais de segurança, que pode ser ouvida na citada “Se segura segurança”.


Os companheiros policiais, guardas municipais e vigilantes devem se unir no mesmo objetivo, que é transmitir segurança a sociedade.


Em “Pra dizerem que falei dos espinhos” a letra diz: Humildade não fere autoridade e ter orgulho é diferente de ser orgulhoso. Se precisar, quem vai dispensar se o vigilante vier apoiar?”


O meu consolo é que a tão comentada coragem não é vista com a mesma dimensão pelos meus companheiros de atividade profissional, pois são dotados dela também e, por isso, então, podem prestar a atenção nas mensagens das minhas canções.

5 comentários:

  1. Agradeço a Deus por raramente trabalhar de uniforme, que dirá farda.
    Tem que ter coragem ,mesmo.

    E quando será o próximo show?
    : )

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Novinha,

    Nossa coragem já veio embutida no pacote, quando decidimos por nossa atividade profissional. Se algum mérito ela me confere, que seja por defender a nossa sofrida categoria, tão atingida pelos ataques covardes.

    Ainda não tenho data confirmada, mas lanço esse novo CD entre maio e junho, com certeza.

    Quero vê-la por lá.

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Agradeço e sempre agradecerei á Deus por ter conhecido seu maravilhoso trabalho,Sargento Lago!!!Obrigado pela homenagem prestada á nós profissionais de segurança privada na canção "se segura segurança"!!!são homens como vc q me fazem cada dia mais ter orgulho de ser o q eu sou:VIGILANTE!!!!

    ResponderExcluir
  4. Também devo confessar, Júnior, que te conhecer contribuiu em muito para aumentar o meu respeito pelos nosssos valorosos Vigilantes.

    ResponderExcluir
  5. Ops...
    Desculpe!
    Me expressei mal.
    Não quis dizer que tenho vergonha do uniforme da polícia, muito pelo contrário. Mas quando a gente está de uniforme fica mais visado tanto pelos criminosos como por jornalistas, etc... E como não tenho a cara de polícia de jeito nenhum, posso trabalhar tranquila longe dos olhares muitas vezes maldosos.

    Para os Policiais Militares e outros que obrigatoriamente usam diariamente uniforme talvez nem sintam a diferença. Mas pra mim... faz toda a diferença.

    Beijo!

    ResponderExcluir