sábado, 20 de março de 2010

4o anos sem Mendes Junior

Produzir dois documentários sobre a vida de Alberto Mendes Junior e fazer uma série de entrevistas para escrever um livro, que tem ele como um dos personagens centrais, me deixou tão íntimo do herói da PM paulista que no dia 10 de maio deste ano também sentirei sua morte, ocorrida há exatos quarenta anos.

Mendes Júnior tinha 23 anos. Após toda dificuldade que os pais tiveram para dar-lhe condições de estudar, formou-se na Academia do Barro Branco e trabalhava na ROTA, quando foi designado para participar da Operação em Registro/SP, no Vale do Ribeira.


Sua missão era capturar militantes políticos comandados por Carlos Lamarca, capitão desertor do Exército Brasileiro.


Pego em uma emboscada, ofereceu-se como refém em troca da liberdade da sua tropa, versão contestada pelos inimigos, mas, por terem interesses particulares, prefiro acreditar na versão dada pelos policiais que estavam no evento e que entrevistei.


Por ter sido ferido a tiro no confronto que resultou na sua prisão, Mendes Júnior tinha dificuldades para caminhar pela mata carregando as bagagens de seus algozes. Após uma votação, os guerrilheiros decidiram por sua morte.


Na Vila Galvão, em Guarulhos, dona Angelina esperava o filho para comemorar o dia das mães. Naquele almoço também ficaria noivo. Mas ele não veio.




Essa canção é uma das faixas do meu novo álbum "Apenas um policial".

3 comentários:

  1. Me emocionei hoje, ao ouvir esta cançao em homenagem a este policial que faz parte da historia heroica da policia militar.
    N'os filhos, de policiasi, netos e irmaos sabemos o quao triste 'e para uma mae e um pai esperar um filho Pm que sai para as ruas e nao sabemos se vai voltar.
    Pois a luta deles é contra o mal...e o mal nøs sabemos...sø com Deus ao lado mesmo para combater...Por isso que todos os dias, nao oro apenas pelos meus irmaos policias, mas tb por todos os policiais do mundo,pois sei que no mesmo momento em que meu irmao esta nas ruas, muitos estao em cumprimento do dever tb.
    Parabens sargento Lago por sua sensibilidade e pelo seu amor dedicado a estes homens...eles sao herois como o Sr...e por tamanho amor que dedica a eles, so nos resta de sentir de vc...orgulho...muito orgulho de te-lo como amigo nao so nosso, mas de toda populaçao de Sao Paulo que admira a Policia Militar e seu trabalho.bjs em seu coraçao.
    ass:Elisabete de Miranda(irma do Tenente e do Cabo Miranda)

    ResponderExcluir
  2. Gente, isso é de mais.

    Triste, comovente, emocionante.
    Mais uma vez não contive as lágrimas, este tributo, a música, palavras, as fotos reais dos momentos que este Guerreiro teve quando vivo, isso tudo é extremamente comovente. Sgt Lago conseguiu mais uma vez colocar sentimento na musica e conseqüentemente me deixar arrepiada.

    Estou muito emocionada.

    ResponderExcluir
  3. Elisabete e Evelyn, obrigado pelas mensagens.

    ResponderExcluir