quinta-feira, 16 de julho de 2009

Melhor ouvir o “NÃO”


nao

Talvez eu seja impaciente, pode ser. Mas, gosto de objetividade. Se vou, digo que vou. Se não, também digo. Caso esteja em dúvida entre ir e ficar e alguém espera essa resposta, para que não fique no “ar”, digo quando direi. A verdade é que não consigo deixar ninguém esperando.

O que tenho percebido ao longo dos anos é que cada pessoa tem uma forma de dizer não.

Intercedi junto a um amigo em favor de outro amigo. O pedido era simples, talvez exigisse um pouco de empenho dele, mas não gastaria nada além de um pouco de sua influência. De imediato sinalizou que providenciaria. O amigo que eu ajudava ficou muito feliz. Contudo, aos poucos comecei perceber que a solução estava longe de acontecer. Como tenho liberdade para tal, cobrei várias vezes. Mas, aí ficou claro pra mim que a resposta havia sido política, ele realmente não estava se empenhando. Fiquei aborrecido. E o pior, sem jeito junto ao amigo necessitado.

Numa outra oportunidade fiz a solicitação de ajuda para mim mesmo. Como fico mais a vontade para ajudar as pessoas e sem jeito quando é para cuidar dos próprios interesses, preferi fazer o pedido via e-mail, pois é uma das muitas formas de comunicação no mundo moderno. Mas, para minha frustração, não obtive nem a resposta automática que o e-mail foi lido. (A pessoa tem a opção de clicar no “enviar resposta de leitura”).

Acho que o silêncio é a pior forma de dizer não. Pode dizer ou não as razões, mas diga o “não”. Acho mais considerável. Fazer diferente disso é dar voz ao silêncio. E nessas horas ele costuma ser impiedoso e não preserva o carinho que foi conquistado em anos de relação.

PS. Com esse post justifico aos amigos que esperam resposta da ajuda que tentei dar. E meu desabafo pessoal da própria ajuda que não consegui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário