segunda-feira, 20 de julho de 2009

Influências conflitantes


Fã do Sargento Lago e de rappers que criticam a polícia.
Fã do Sargento Lago e de rappers que criticam a polícia.

Recebo muitas solicitações para adicionar novos amigos no Orkut, devido ao trabalho musical que realizo. Com isso, leio vários depoimentos que servem de feed back sobre a mensagem que transmito.

Recentemente uma coisa me intrigou. Aceitei o convite para adicionar um garoto que disse ser meu fã. Então, fui ao seu álbum de fotos para saber um pouco mais sobre ele e tive uma surpresa. Havia colocado foto minha em dois álbuns diferentes. Em uma delas colocou na legenda: “Sargento Lago... esse é o cara.”. Até aí, nada de surpresa, pois já constatei algo semelhante em outros álbuns. A surpresa foi ver quem eram os outros artistas que ele também admira. São vários rappers com mensagens antagônicas as minhas. Entre eles, Racionais MCs, Sabotage, 509-E, De menos Crime, MV Bill entre outros internacionais.

No lançamento do meu CD “Profissão Coragem” compareceram alguns admiradores que não têm nenhum vínculo com a polícia. Vieram quatro rapazes moradores da região do Pacaembu, reduto da classe média alta, e dois rapazes da Cidade Tiradentes, região carente da Zona Leste da Capital paulista, local inclusive que sofre forte influência do crime. De certa forma, fiquei feliz por entender que a minha mensagem estava sendo assimilada por classes sociais distintas e, com isso, o meu objetivo de aproximar a polícia da população por meio da música estava sendo alcançado.

Agora, no caso desse garoto a situação é diferente. Ele está num conflito muito grande entre aceitar a mensagem de valorização da polícia e as que criticam. E o pior, algumas inclusive fazem apologia ao crime.

Acredito que temos que refletir sobre isso e dar mais opções de influência positiva pra essa rapaziada, pois no momento de fazer a sua escolha isso vai pesar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário