domingo, 22 de maio de 2011

Modernidade cearense

Projeto Roda do Quarteirão: Viaturas equipadas

Major Albano: Bom humor cearense

A visita pelo Ceará foi mais curta, apenas 15 dias. Já estava previsto que, em razão do interesse por eventos tradicionais em alguns Estados, haveria a flexibilização da agenda para estar em determinados locais.

Logo ao chegar fui recebido pelo Major Albano, o relações públicas da Polícia Militar do Ceará. Confirmando a fama do Estado de produzir humoristas, brincou comigo: "Bem novinho e já é tenente!".

No clima, ja fiz uma entrevista com ele, que falou da responsabilidade do Porta-Voz de uma corporação.

Definida minha hospedagem, fui encaminhado para a Casa de Apoio da Associação dos Subtenentes e Sargentos.

No domingo, acompanhei o trabalho da PM na decisão do campeonato cearense de futebol. Segui os passos do Capitão Landim dentro e fora do estádio. No final, o Ceará ficou com o título, após vencer o Guarani de Juazeiro do Norte por 5x0.

Na segunda-feira fui conhecer o projeto Ronda do Quarteirão, "carro-chefe" da PM. Vi viaturas Hilux novas e muito bem equipadas e excelente estrutura de comunicação, inclusive com câmeras de vídeo.

Também chamou a atenção o uniforme dos cearenses. Bem desenhado e moderno.

A chuva não permitiu que eu fosse conhecer a sede da Associação Esportiva Tiradentes, que tem o time que disputa a primeira divisão do campeonato estadual de futebol, que é mantido pela doação voluntária dos policiais militares.

Na quinta-feira fui conhecer Jericoacora e suas belezas naturais, um dos locais mais procurados por turistas do mundo todo.

O Cabo Lucinazi e o Soldado Feitoza falaram sobre o trabalho realizado naquele paraíso.

Após o final de semana em Jeri, fui recebido na manhã de terça-feira pelo comandante geral, Coronel Werisleik, e no início da tarde segui para Juazeiro do Norte.

Na terra do Padre Cícero, cheguei por volta das dez da noite e me alojei no 2º Batalhão.

Na quarta-feira, logo cedo caminhei pela cidade, sob calor forte, conhecendo o comércio local. Depois conversei com os Tenentes Thiago e Marcel que falaram um pouco sobre a história do Padre Cícero, líder religioso que viveu de 1844 a 1934 e que, por suas ações assistenciais na cidade, é venerado por muitos.

Também falaram sobre seus anseios e projetos profissionais.

Do Marcel ganhei uma peça do uniforme do Ronda, do Thiago, a camiseta do Tiradentes.

No início da tarde saí com os Soldados Arimatéia e Sá e o Sargento Edson. Fomos a Crato e Barbalha, e também visitamos a estátua do padre famoso. No trajeto eles também falaram sobre a admiração que tem pelo religioso.

Quando retornavamos no final do dia, passamos por um hospital onde estavam definindo a cirurgia do Soldado José Dário de Azevedo Filho, do P2 (Serviço de Inteligência) do batalhão.

No dia anterior ele teve uma crise no alojamento do quartel e ao ser socorrido ao hospital descobriu que referia-se ao problema que tem de malformação artério-vascular. O caso exigia cirurgia de emergência, contudo o policial não tinha o valor cobrado no hospital privado.

Rapidamente todos os companheiros se mobilizaram e em poucas horas conseguiram mais de dez mil Reais, por isso estavam naquele momento confirmando o procedimento.

Emocionado, ao lado da esposa Ione e do filho Azevedo Neto, reconheceu o apoio dos colegas. "É nessas horas que vemos que a Polícia Militar é uma família.

No retorno ao quartel tive tempo apenas de agradecer a receptividade ao Tenente Coronel Paiva e ao Major Saimon, Comandante e subcomandante do 2º Batalhão. Por volta das 19h50, menos de 24h após a chegada, já estava dentro do ônibus, com destino a Picos. O Piauí seria a próxima parada.

Sargento Lago com o Cmt geral PMCE Cel Werisleik

Policial do setor de vídeo monitoramento do Ronda

Final do campeonato cearense

Por do sol em Jericoacoara

Tenentes Marcel e Thiago, projetos profissionais

Soldados Arimatéia (E) e Sá (D) e o Sargento Edson (C)

Sargento Lago e Coronel Jarbas, Sub Cmt PMCE

Soldado Azevedo: " A PM é uma família"

Um comentário:

  1. Parabenizo o Nosso Colega Tenente Lago pelo belissimo trabalho de divulgação das modalidades de policiamento nesta tão maravilhosa cidade. Tive o privilégio de conhecer este Estado, mais precisamente a Cidade de Fortaleza, onde com minha familia a passeio, fui muito bem recebido. Também tive o prazer de fazer alguns amigos entre os irmãos de armas com que tive contatos.

    ResponderExcluir