sexta-feira, 6 de maio de 2011

A grandeza de um comandante simples

Ao chegar a Natal/RN, após contatos, fui conduzido à presença do comandante geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, Coronel Francisco Canindé de Araujo Silva. Sem cerimônias, conversou comigo - logo após se livrar de uma pilha de documentos que despachava – e ressaltou a importância do projeto Polícias Militares do Brasil mostrar o lado humano do policial.

A frente da corporação há pouco tempo, o Cel Araujo tem praticado valorizar a tropa.

Designado para assumir o comando como “tampão”- já que o comandante anterior estava no cargo há oito anos e saiu quando o governador se afastou para concorrer à reeleição - em seis meses conseguiu muitos avanços importantes para corporação, entre os quais as promoções que havia anos estavam emperradas.

Com a vitória da oposição para governar o Estado, seu cargo ficou à disposição e outro nome foi cogitado para substituí-lo, contudo a tropa iniciou uma manifestação pela internet, que ganhou corpo alcançando outras mídias, com o título “Fica Coronel”. A pressão foi tão grande que a governadora eleita Rosalba Ciarlini acatou a solicitação e o manteve.

Com um jeito peculiar de comando, busca estreitar o relacionamento com seus subordinados. Nas visitas que faz as Unidades o comandante potiguar divulga seu número de telefone celular e autoriza que todos que sentirem a necessidade de falar com ele mantenham o contato. Isso constatei ao conversar com uma policial do Estado que me passou o número e disse que eu poderia ligar que ele atenderia. Embora tivesse preferido outros meios para fazer o contato, em Mossoró o Sargento Gama, do 2º Batalhão, me mostrou o seu caderno de anotações com o número do Comandante Geral.

Perguntei Ao Coronel Araujo os benefícios desse contato e prontamente respondeu que tem conseguido muitas soluções a partir das opiniões dos policiais.

O perfil do comandante e essas conquistas têm sido tão significativos para a corporação que hoje os policiais militares do RN têm orgulho de falar do seu comandante.

Como a minha visita terminou perto da hora do almoço, saí do seu gabinete junto de outros Oficiais e fomos todos caminhando para o outro lado da rua do Quartel do Comando Geral, onde havia um Self Service, e almoçamos com o Coronel Araujo, o comandante que tem a grandeza de ser simples.

Lago e Coronel Araujo, Cmt Geral da PMRN

Almoço com o comandante

Sargento Gama mostra orgulhoso o número do telefone do Cel Araujo

Um comentário:

  1. sargentoo sou douglas de franca -sp
    tenho uma grande vontadeee di ser policiall mais tenho medoo de colocar minha familha em riscooo ===tanbenn nao quero matarrr
    nunhun vagadundoo né =mais e o qui dizer;matar um morrerr==???
    ten alguma escola militar para menor de idade tenho 16???

    obrigado abrasss

    ResponderExcluir