sábado, 2 de abril de 2011

Final de semana em Campina Grande


Cabos Robervaldo e Jurandir

Policiais militares do 2º Btl no "Dia sem farda"

Saí de João Pessoa por volta das 15h45 da quinta-feira, dia 24, e cheguei no início da noite a Campina Grande.

A cidade, com cerca de quase 400 mil habitantes, é a segunda mais populosa do estado da Paraíba. Possui o maior pólo tecnológico da América Latina e ganhou fama por ter o “maior São João do mundo”, festa que acontece durante todo o mês de junho.

Meu objetivo era apenas documentar as atividades do 2º Batalhão, porém, atendendo ao convite do Major João da Mata, comandante da unidade, na manhã da sexta-feira proferi palestra motivacional aos alunos do curso de formação de soldados, no auditório do SESC.

Na sede do batalhão, o Capitão Simão me acompanhou na visita as instalações e prestou-me informações sobre a unidade, que se encontra instalada em um amplo quartel, constituindo-se num dos principais cartões de visita de Campina Grande, pela sua arquitetura e valor histórico, contando em seu interior com uma quadra de esporte, campo de futebol, sala de musculação, capela em homenagem a Nª Sª de Fátima e um templo evangélico.

Além de proporcionar a segurança do Planalto da Borborema, sua principal finalidade, também se integra à comunidade através de sua banda de música, composta de 25 músicos; da creche, com capacidade de atender em média a 100 crianças; e do ambulatório médico, que atende em várias especialidades clínicas: clínica geral, obstetrícia e ginecologia, cardiologia, gastroenterologia, pediatria, ortopedia, além de odontologia e psicologia.

Dividido operacionalmente em 04 Companhias, sendo que uma Companhia na Sede – 1ª Cia PM, a CPE ( Cia de Policiamento Especializado que compreende Choque e Rotam); a 3ª Cia PM, na cidade de Boqueirão-PB e a 4ª Cia PM, sediada na cidade de Monteiro-PB”.

A área de atuação abrange um total de 35 cidades e alguns Distritos, perfazendo um total, com uma população superior a 500.000 mil habitantes.

No sábado, acompanhado dos Cabos Robervaldo e Jurandir, fui ver a atuação da PM nas imediações de um parque de eventos da cidade onde acontecia uma “Vaquejada”, que reuniu em quatro dias cerca de 200 mil pessoas.

Na segunda-feira, 28, o quartel saiu da rotina. O Major João da Mata promoveu o “Dia sem farda”, mas explicou: “Apesar de ser a favor da desmilitarização da polícia, não sou a favor da desuniformização”.

Por volta das 15h00 chegou o Capitão Adeilton com o Soldado Barboza e fomos para Patos/PB, onde seria a próxima parada dessa viagem.

ROTAM, excelente instalação

Guerreiros do Pelotão de Choque

Major João da Mata, comandante do 2º Batalhão

Desmilitarização: Cap Simão e Major Sinval opinaram no documentário

Palestra no auditório do SESC

Sargento Lago com alunos do curso de formação de soldados

Capitão Gilberto, chefe do P1, no "Dia sem farda"

Fonte: site do 2º Btl da PMPB

2 comentários:

  1. Gostaria de mais informações desse Dia sem Farda, se é uma vez por mês, se tem em todo o estado, qual a motivação, etc

    ResponderExcluir
  2. Foi uma experiência do cmt do batalhão, Major João da Mata, para criar uma aproximação entre as pessoas.

    Segundo depoimento de um oficial, o fato de estar sem farda, cria oportunidade para saudações verbais, ao invés da continência silenciosa.

    Foi a primeira vez, e poderá ser repetida uma vez por mes.

    ResponderExcluir