sábado, 16 de abril de 2011

De Cabedelo a Cajazeiras

Cel PM Euller, Comandante Geral da PMPB


Finalizei o trabalho e encerrei a permanência no Estado da Paraíba. Os registros feitos foram enriquecedores para o documentário.

Atendendo convite dos comandantes, proferi palestra motivacional com o tema “Orgulho de ser policial” aos policiais militares do 2º Batalhão (Campina Grande), comandado pelo Major João da Mata; 3º Batalhão (Patos), sob o comando do Ten Cel Almeida; 4º Batalhão (Guarabira), do comandante Ten Cel Ysmar, 6º Batalhão (Cajazeiras), comandado pelo Major Ronildo e do Centro de Educação (João Pessoa), que tem como diretor o Coronel Carvalho.

As conversas nos alojamentos, trajetos entre as cidades e happy hours foram reveladoras no sentido de humanizar nossos companheiros. Saber um pouco das aflições, anseios e expectativas de cada um. Tive excelente condição para realizar o meu trabalho.

Em Campina Grande, além do comandante, contei com a simpática recepção do Tenente Miguel, do Capitão Simão e dos Cabos Jurandir e Robervaldo.

Indo para Patos tive a companhia do Soldado Barboza e do Capitão Adeilton, que em apenas um trajeto de 175 km conquistarem a minha simpatia. Também destaco a atenção dos Aspirantes Vitor e Gabriela e dos Soldados Temporários Denísia e Cícero.

Indo para Cajazeiras fui ouvindo as muitas histórias do Soldado Etivaldo, que, de tão surpreendentes, encurtaram a distância entre as cidades. Ao chegar conheci pessoalmente o Capitão Segundo, um amigo do Orkut e o Tenente Bruno, gentil e competente.

No alojamento, num momento de descontração, me diverti com o tenente Edevaldo e o Capitão Junior Reis em suas interpretações de cenas do filme “Tropa de Elite”.

No dia seguinte o Capitão Junior Reis gentilmente me ofereceu carona até Guarabira, uma vez que iria a Recife visitar familiares. De palavra fácil e bem humorado, durante a viagem contou histórias, brincou com a criação de siglas e recitou uma poesia de Augusto dos Anjos.

Em Guarabira tive o privilégio de jantar com o Tenente Coronel Ysmar, com quem fiquei horas dialogando e sabendo um pouco mais do cotidiano de um comandante. Essa conversa contribuiu muito para que eu entendesse coisas simples sobre o ser humano que tem o compromisso de conduzir a tropa, mas que também tem suas necessidades.

Na Capital, hospedado no Centro de Educação, tive a oportunidade ímpar de ficar hospedado no alojamento dos Oficiais Superiores. Uma gentileza do Tenente Coronel Sales Junior, que - para minha satisfação - acompanhava o meu trabalho havia anos e, compreendendo o teor do documentário que visa mostrar nossos policiais na informalidade, me propiciou essa experiência durante um mês. Diariamente convivi com os Majores Ramalho, Costa e Montgomery que gentilmente me acolheram. Deles ouvi depoimentos da forma menos convencional possível. Hora abotoando a camisa da farda, deitado na cama ou limpando a fivela do cinto.

Do major Costa ganhei o livro de sua autoria “Uma sucata diferente”, da Editora Universidade Federal da Paraíba. Do Major Montgomery, a confissão de que só ia ao alojamento na hora do almoço para conversar comigo. Fiquei muito feliz.

Logo ao chegar ao CE fui recebido pela Tenente Matilde que, além de Relações Públicas da Unidade, estava de Oficial de Dia. No período em que permaneci em João Pessoa foi a minha parceira. Competente e sempre disposta, teve um trabalho fundamental para que o meu fosse facilitado.

Antes de partir, fui ao por do sol na praia do Jacaré, em Cabedelo, município vizinho a João Pessoa. Lá conheci o Jurandy do Sax, que se apresenta desde 1993 no local tocando o Bolero de Ravel, no por do sol. Ele é ex-Sargento da PMPB. Em atenção ao meu convite, tocou brilhantemente a introdução da música “Somos a Polícia Militar”, que vou inserir na versão acústica que vou gravar.

Embora tivesse que seguir viagem para Natal/RN no dia anterior, adiei para a quinta-feira, em atenção à solicitação do Diretor do CE para que eu proferisse uma palestra a tropa. Então, com a missão cumprida, peguei a minha mochila e o violão e parti.

Como tem sido nos outros Estados, deixei a Paraíba levando saudades. Constatei que a Briosa Corporação de Elísio Sobreira está cumprindo a sua missão. De Cabedelo a Cajazeiras.

Major Ramalho, boas conversas no alojamento

Recebi a Comenda de Amigo do CE

Tenente Matilde e a Gandola que me presenteou

Jurandy do sax, saiu da PM para seguir carreira artística

Ten Cel Ysmar, Comandante do Batalhão de Guarabira

Com Cap Simão, Sgt Marivaldo e alunos em Campina Grande

Com Capitão Segundo, de Cajazeiras/PB


Capitão Junior Reis recita "Versos Íntimos", de Augusto dos Anjos

Nenhum comentário:

Postar um comentário