domingo, 2 de maio de 2010

Crimes na polícia


Há muito a Polícia Militar paulista luta para reduzir o número de policiais que cometem crimes com palestras, vídeos, treinamentos e também com rigorosa fiscalização.


No que pese a constante e leviana acusação de corporativismo, vale lembrar que a instituição é severa na punição de seus profissionais. Se quiserem constatar a veracidade dessa informação descobrirão que - entre outras atuações para o cumprimento da lei - mesmo policiais já aposentados são recolhidos ao presídio por delitos cometidos durante o tempo do serviço ativo.


É tão clara essa imparcialidade que ainda antes do julgamento que poderá condenar os policiais suspeitos de espancar até a morte Eduardo Luis Pinheiro dos Santos, no dia 9 de abril, na Zona Norte da Capital, o comandante Geral da PM, Cel Camilo, já escreveu uma carta de próprio punho à sua mãe lamentando o fato.

Contudo, vale lembrar que, embora abominável, o número de policiais que cometem crime é pequeno, se considerarmos o efetivo atual em torno de 93 mil policiais para um número inferior a 300 internos no Presídio Militar Romão Gomes. Porém, isso não pode servir de consolo. O ideal é que não haja sequer um único caso.


Penso que a preocupação em zerar essas falhas de caráter deve ser constante e, para isso, além do que já tem sido feito, investir na saúde mental e na valorização do policial é fundamental.

6 comentários:

  1. É difícil ver essas coisas acontecendo dentro da nossa polícia. Isso deveria ser considerado crime hediondo porque toda vez que um faz todos os outros que não fazem sofrem com isso.

    Beijo querido!

    ResponderExcluir
  2. Sou fã da policia militar e venho de uma família de militares há 5 gerações. Meu tataravô lutou na primeira guerra, meu bisavo lutou na segunda guerra, meu avô foi militar e o sonho dele era ver me de farda. No entanto, como meu pai não seguiu carreira, fui influenciado pela minha mãe a cursar direito. Hoje sou advogado e defendo policiais militares bons e processo os ruins.

    Luto pela limpeza da corporação.

    Assisti sua entrevista no canal da assembléia legislativa e virei seu fã.

    Adriano Antunes da Costa
    OAB SP 255 004
    E-mail: costaantunes@terra.com.br

    ResponderExcluir
  3. Novinha,

    O duro de tudo isso é ter que levar a fama por quem fez.

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Dr Adriano,

    Obrigado pelo carinho da sua admiração. É por acreditar nessa polícia digna que realizo meu trabalho.

    Meu pai também serviu a FEB na 2ª Guerra Mundial.


    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Prezado Sargento Lago,

    Tive um professor chamado Gerson Shiguemori, brilhante advogado e excelente professor. Ele disse que em toda e qualquer profissão, apenas 5% dos profissionais são excelentes. Creio que na polícia militar esse índice é muito maior. Já da minha classe, infelizmente não posso dizer o mesmo. É triste ser advogado nesse país atualmente vendo tanta gente hipócrita e vagabunda em posse da carteira da OAB. Isso pq tem exame. Mas o que o cidadão comum precisa entender é que bons e maus profissionais existem em todas as profissões.
    Essa é a minha singela opinião. Peço a Deus que multiplique seus dias e que sua luta seja reconhecida e tua mensagem seja passada para todos os militares do Brasil.

    Att.

    Adriano Antunes da Costa
    OAB SP 255004

    ResponderExcluir
  6. Prezado doutor Adriano,

    Fico feliz pela visita, agradecido por expressar sua opinião e motivado pelo incentivo.

    Posso garantir que a porcentagem de excelentes policiais é bem maior.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir