quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Cuidemos das Praças

Estava observando os termos politicamente corretos e vi que surgiram novas expressões no cotidiano das pessoas: Afro descendente, pessoa com necessidade especial, melhor idade, deficiente visual entre tantas outras.

Pelo pouco que pesquisei (e foi pouco mesmo), percebi que as pessoas, que se sentiam constrangidas com os termos outrora usados, gostaram da mudança. Na prática a gente percebe isso, pois elas se utilizam deles quando fazem referências a si.

Lembrei disso para comentar o quanto me senti incomodado quando fui promovido a Subtenente. De Sargento, na graduação anterior, passaram a me chamar de Sub.

Culturalmente na PM paulista chamam os Subtenentes de “Sub”. Eu mesmo chamei a vida inteira e nem me dava conta disso. Mas, ao sentir na pele essa depreciação, não gostei. Então, fui buscar argumentos para que não fosse chamado pelo prefixo.

A pesquisa acabou me conduzindo a seguinte questão. A nomenclatura das graduações das Praças está politicamente incorreta. Todavia, antes de falar disso, quero mostrar uma constatação imediata: Enquanto o Subtenente é chamado de “Sub”, e que poderiam argumentar que é pra simplificar, o Tenente Coronel é chamado de Coronel. Logo, se fosse pra seguir alguma lógica, o Subtenente deveria ser chamado de Tenente.

Agora vamos às demais graduações: “Soldado”. Qual seria a explicação? Será que é porque recebe Soldo (salário do militar)? Nesse caso, ele não é o único a receber. A imagem que fica é a de uma peça que necessitou de reparos.

O “Cabo” eu nem saberia dizer o motivo. Não dá pra sugerir que é ele quem amarra o Soldado ao Sargento, provocando a união entre ambos, pois já cabe a este a função de ser o “Elo da Tropa”.

Quando chega a vez do “Sargento” parece que vai ficar bonito. É bem sonoro. Particularmente eu gosto muito, tanto é que adoto como nome artístico. Contudo, observando com mais cuidado, descobri que a ascensão na graduação é feita de forma decrescente. De 3º Sargento ele evolui para 2º e depois a 1º. Aí, seguindo a tendência natural, já que ele está decadente (me refiro a nomenclatura da graduação), chega ao ápice sendo “Sub”.

Foi procurando em vários lugares textos que pudessem esclarecer quando surgiram as graduações e quais foram as motivações que localizei o Antropólogo Piero de Camargo Leirner. Pós-Doutorado, escreveu em sua dissertação de mestrado o livro – Meia Volta Volver: um estudo antropológico sobre a hierarquia militar, publicada pela Editora da Fundação Getúlio Vargas, em 1997.

Em Abril de 2007 enviei-lhe um e-mail pedindo ajuda, contudo o especialista, muito gentil, apesar de abordar histórias que vem desde 1.200, admitiu não saber a origem dos nomes. Confesso que era grande a minha esperança de ter a explicação, mas encerrei minha pesquisa por aí.

No passado as Secretárias do Lar eram “Domésticas”; os Agentes de Limpeza Pública, “Garis”; e até os “Trombadinhas” evoluíram (?) para Menores Infratores. Não seria a hora de pensar em uma mudança mais favorável as Praças?

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Novo CD e show do Sargento Lago

Diariamente tenho recebido mensagens dos admiradores do meu trabalho querendo saber onde farei show. Peço sempre que fiquem ligados aqui no blog, pois é o canal direto de contato e divulgação dos meus eventos, além do próprio site ( www.sargentolago.com.br ).

Agora já posso dar a notícia. Após reuniões nesse final de semana, ficou definido o andamento da minha carreira artística. Iniciamos essa semana a produção do novo CD e entre a segunda quinzena de novembro e a primeira de dezembro faremos um grande show em São Paulo, para lançar o CD e também comemorar meus 30 anos de serviço ativo. Também nesse show serão gravadas imagens para o meu DVD.

Periodicamente postarei o making of dessa produção, com fotos e vídeos.

Logo mais vou falando sobre o repertório, participações, local do show etc.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Devaneios de um soldado


Sou o que sou, não por seu querer, pelo contrário... Ser o que queres seria reproduzir o que és... E, se queres que seja como és, é porque desejas companhia na sua imperfeição.

Segurança privada, guardas municipais, PMs, civis, federais, não importa a bandeira, certamente o primeiro que chegar vai me tranqüilizar... Enganam-se em disputas, pelo status que perdem todos os dias, tão somente por essa porfia de querer sobrepujar... Juntos somos melhores, tanto é que escolhemos ajudar...

Dizem que eu sou sonhador e que acredito num mundo melhor, mas prefiro o sonho a viver sem esperança e ainda na pior...

As ruas estão encharcadas pelo sangue dos inocentes, o grito calado na voz dos indefesos, o coração congelado na ação dos caridosos e a fuga da vergonha presa num arame farpado.

Quem vai, quem fica, qual alma aflita se exprime nos versos das dores da vida

Aqui estou, aí estás... O tempo passa e as cores embaralham em nossas visões... Que solidão... Quisera a quimera de ver o azul – tudo azul lá na Zona Sul... E que o azul das outras zonas não seja apenas Zona Azul...

É o frio é o calor, é a dor do amor de uma mãe que perde o seu filho... Uma perde para o acaso, mas numa cidade grande, muitas perdem pra ociosidade, pro crime, pra vaidade... Mas o pior é perdê-lo pra sociedade... O filho idealista que viu na sua realidade entregar-se a uma causa que se discute a sua validade – Heróis anônimos da posteridade...

Não coma o pão da discórdia... Que seja da indignação, assim, consciente da sua contribuição... Porque, se não se pode mudar o curso da história, que tenhamos ao menos na memória os anos de glória em que pudemos protestar e não o sino que martela a consciência do calar...

Não seja Freud, nem fraude...

Concurso para soldado da PM


Concurso Público para Soldado 2º Classe


Inscrições do dia 1º a 25 de setembro de 2009


A Polícia Militar do Estado de São Paulo está com inscrições abertas para o preenchimento de 2.000 (dois mil) cargos de Soldado (masculino) através de concurso público. O salário inicial mínimo de R$ 2.387,00 (dois mil, trezentos e oitenta e sete reais).
O Edital de Abertura do Concurso foi publicado no Diário Oficial do Estado (D.O.E) - Nº 150, de 13 de agosto de 2009. Nele o candidato encontra todas as informações sobre a realização do concurso. É importante que todos leiam atentamente todo o edital.

Duas alterações ocorreram em relação ao edital de 2008.

PRIMEIRA: O candidato escolherá onde realizará as Provas de Escolaridade (Partes I e II), dentre 10 (dez) municípios do Estado. São eles: São Paulo, Bauru, Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba.
As demais etapas serão realizadas exclusivamente na cidade de São Paulo.

SEGUNDA: Na prova de condicionamento físico o teste na barra fixa foi substituído pelo teste de apoio de frente sobre o solo com flexão e extensão de cotovelos.
O concurso será de Provas e Títulos, composto das seguintes etapas:
a. Prova de Escolaridade (Partes I e II),
b. Prova de Condicionamento Físico,
c. Exames Médicos,
d. Exames Psicológicos,
e. Investigação Social,
f. Análise de Documentos e Títulos.
REQUISITOS PARA INGRESSO

a. ser brasileiro,
b. ter idade compreendida entre 18 (dezoito) e 30 (trinta) anos, na data da inscrição,
c. ter concluído o curso de ensino médio ou equivalente,
d. ter estatura mínima, descalço e descoberto, de 1,65m (um metro e sessenta e cinco centímetros),
e. estar em dia com as obrigações eleitorais e no pleno exercício dos direitos políticos,
f. possuir documento militar que comprove ter prestado ou ter sido definitivamente liberado do Serviço Militar inicial,
g. se funcionário público, não ter respondido a Processo Administrativo cujo fundamento o possa incompatibilizar com a função policial-militar,
h. não registrar antecedentes criminais,

PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO

Objetivando evitar ônus desnecessário, o candidato deverá orientar-se no sentido de recolher o valor da inscrição somente após tomar conhecimento de todos os requisitos exigidos para o Concurso.
As inscrições deverão ser realizadas somente via INTERNET, no período de 01 a 25 de setembro de 2009, por meio do site www.vunesp.com.br da Fundação VUNESP.
O candidato deverá preencher a Ficha de Inscrição de forma correta, optando para realizar em um dos municípios descritos anteriormente.
O valor da inscrição será de R$ 39,00 (trinta e nove reais) e poderá ser paga em qualquer agência bancária.

REDUÇÃO DO VALOR DA TAXA DE INSCRIÇÃO

O candidato terá direito à redução de 50 do valor do pagamento da taxa de inscrição, nos termos da Lei Estadual nº 12.782, de 20 de dezembro de 2007, desde que cumpridos, cumulativamente, os seguintes requisitos:
a. seja estudante, assim considerado aquele que se encontre regularmente matriculado em: uma das séries do ensino fundamental ou médio, curso pré-vestibular ou curso superior, em nível de graduação ou pós-graduação,
b. receba remuneração mensal inferior a 2 (dois) salários mínimos ou esteja desempregado.
A solicitação da redução do valor da taxa de inscrição deverá ser feita ANTERIORMENTE ao período de inscrição, das 10 horas de 17 de agosto de 2009 às 23 horas e 59 minutos de 18 de agosto de 2009.
No site www.vunesp.com.br, em “link” próprio do concurso, o candidato preenche o requerimento, imprime, anexando os documentos que comprovem sua situação.
O prazo para entrega é até 21 de agosto de 2009, entre 08h30 e 17h00. Os documentos devem ser levados pessoalmente ou através de procuração, à Divisão de Seleção e Alistamento da Diretoria de Pessoal, na Avenida Cruzeiro do Sul, nº 260 – 1º andar – sala 146, bairro Canindé, São Paulo-SP.
A resposta à solicitação será publicada no Diário Oficial a partir do dia 27 de agosto de 2009.
O candidato que tiver a solicitação deferida deverá acessar novamente o “link” próprio na página do concurso, digitar seu CPF e proceder à efetivação da inscrição com valor da taxa de inscrição reduzida, até o dia 25 de setembro de 2009. Caso contrário deverá proceder da mesma forma e efetuar o pagamento com o valor da taxa de inscrição plena.

Para melhor esclarecimento- segue abaixo tabela com o cronograma da inscrição:
Dias 17 e 18 de agosto ,-Solicitação da redução do valor da taxa de inscrição
A partir de 27 de agosto ,-Publicação das solicitações deferidas
De 01 a 25 de setembro ,-Inscrições para o concurso

Maiores informações: Disque PM 0800.555.190, Disque VUNESP 3874.6300

Leia atentamente o Edital desse concurso AQUI.

Fonte: Site da PMESP

domingo, 16 de agosto de 2009

Casa própria também é segurança

Ter tempo para desenvolver projetos é fundamental. Após realizar meu trabalho como policial, agora estou me dedicando a debater questões que interferem efetivamente na vida das pessoas e, sem dúvida, casa própria é uma delas.

O interesse não veio por acaso, pois sou de uma família de 14 irmãos e, além de pensar em seus filhos, meu pai também teve como ideal construir um asilo para amparar os velhinhos que não tivessem guarida.

Quem for à cidade de Areias/SP, no Vale do Paraíba, conhecerá o “Asilo Ebenezer” funcionando lá há quase 30 anos.

Foi nesse espírito altruísta que fui criado. Por isso estou somando forças com a ONG CENSOHAB. Defender a bandeira da habitação é uma necessidade.

Em viagem pelo noroeste paulista no último final de semana, conheci a cidade de Duartina, município com menos de 15 mil habitantes e com uma estrutura maravilhosa. Bem cuidada mesmo.

O que mais me chamou a atenção foram as casas populares que a prefeitura construiu. Primeiro por que estão numa região privilegiada, o que não é normal (geralmente são em lugares mais distantes e menos acessíveis) e depois, pela qualidade. Se não avisarem, não dá pra descobrir que é construção popular.

Saí de lá convencido de que a famigerada “boa vontade política” de homens sérios e comprometidos com a necessidade do povo faz a diferença.

Quero futuramente trazer ao debate a aquisição de casa própria pelos profissionais de segurança. Vamos pensar nisso juntos .