quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Mistura de música, ritmos e profissão

Para quem pensa que os únicos meios que um Policial Militar possui para combater a criminalidade e a violência são as armas, se engana.
Exemplo disto é Samuel do Lago Souza, o Sargento Lago, que há 27 anos faz parte da Polícia Militar do Estado de São Paulo e há 15 concilia a carreira militar com a paixão pela música.
O contato com a música começou cedo; influenciado pelo pai que era saxofonista e acostumado a ouvir canções clássicas, logo aprendeu a tocar violão e cavaquinho. Apesar da relação com a música, o Sargento seguiu a carreira militar e o lado artístico começou a nascer em 1993.
Tudo começou com a popularização do movimento RAP, no início da década de 90. O novo estilo musical trazia letras que denunciavam a violência e exclusão das periferias e, que tinham como inimigo, os policiais. Para o Sargento Lago, o outro lado precisava ser apresentado; mostrar a atuação dos policiais era essencial para desfazer a imagem negativa que as músicas mostravam. O meio escolhido para essa tarefa foi a própria música. Através dela o Sargento pôde “cantar” as coisas boas da profissão e mostrar o dia-a-dia dos policiais, com ritmos que vão do samba ao reggae.
“Como policial atendo a sociedade e como músico atendo os policiais”, é assim que o Sargento define seu lado profissional – atende a sociedade porque está sempre pronto para ajudar as pessoas e atende os policiais porque usa a música para motivá-los e mostrar a rotina daqueles que cuidam da segurança pública. Questionado sobre o que prefere: a música ou a carreira militar, o Sargento afirma que é difícil escolher entre uma e outra, para ele as duas se correlacionam e ajudam a criar um estilo próprio.
Hoje, o Sargento já está lançando seu terceiro CD ,– Profissão Coragem – uma produção independente que conta com a participação de renomados nomes do meio artístico, como Benito de Paula, Jair Rodrigues, Planta e Raiz e Dominguinhos.
A mescla de ritmos no novo CD atinge, além dos policiais, diversos públicos. “Música conforta o coração do policial, mas não é direcionada apenas para ele. A música é universal e é uma forma mais fácil de atingir as pessoas com a sua mensagem. A música tem esse poder”, diz o Sargento.
Para maiores informações acesse o site: www.sargentolago.com.br
Tamara Gaspar

Matéria publicada no site Jornal Sul de MInas, hoje, 3 de setembro de 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário