quarta-feira, 1 de abril de 2020

Visitando o Cabo Lalau na prisão


 

Soldado Araujo com Hanseníase, em 2016 (E) e na prisão, em 2020 (D)



VISITANDO O CABO LALAU NA PRISÃO



Iniciei o ano de 2020 desenvolvendo a terceira edição do Projeto Polícias Militares do Brasil.

Pra quem não sabe, a primeira edição desse projeto teve seu início em 2010. Viajei todo o país, durante um ano, um mês e treze dias, conhecendo as polícias militares. Dessa viagem, em conversas em alojamentos, refeitórios, viaturas, pátios e corredores de quartéis, extraí o conteúdo para escrever o livro Papa Mike – a realidade do policial militar.

Nesta terceira edição fui do vale do Jequitinhonha aos sertões baiano e sergipano, mas antes passei pela zona da mata mineira para documentar a realidade dos policiais daquela região, que sofria com as fortes chuvas.

Não estava previsto no roteiro inicial a ida a Salvador, mas ao sair de São Paulo, no dia 17 de janeiro, já tinha conhecimento da prisão - acusado por homicídio - do soldado e também humorista Felipe Prado de Araújo, que ficou conhecido interpretando Cabo Laurindo – “O Caxias”. Por isso incluí a capital baiana no roteiro para tentar visitá-lo no presídio.

Embora não tenha sido fácil, consegui o objetivo.

No dia 12 de fevereiro fui recebido pelo sargento Faleiros, no presídio militar, que me explicou sobre o funcionamento daquela unidade e falou que também admirava o trabalho artístico do soldado Araujo, mas que lamentava o fato de tê-lo conhecido apenas naquele local.




Sargento Faleiros, não queria conhecer Araujo na prisão (E). Sargento Lago e Araujo (D)



Quando Araujo entrou na sala que eu o aguardava, acompanhado pela escolta, como é o protocolo dos presídios, me recebeu com a mesma alegria que sempre passou em seus áudios.

Como o objetivo era fazer o podcast, comecei gravando apenas o áudio, sem me preocupar com o enquadramento da câmera, mas como eu tinha autorização apenas para a visita e não para gravar a entrevista, o sargento Faleiros achou prudente que não gravássemos e prontamente acatei.

Araujo nasceu em Itabuna, no dia 7 de novembro de 1978. É o penúltimo filho de uma família de dez irmãos. Destes, outros dois também são policiais militares. Um sargento e o outro subtenente. Sentindo-se vocacionado, desde criança desejou ser um policial militar. Também admirava os bombeiros.

Sempre teve a inclinação artística, por isso durante o curso de soldados, concluído em dezembro de 2008, seu talento tornou-se a válvula de escape dos colegas que pensavam desistir, em razão do curso ser muito puxado. Nas poucas horas vagas que tinham, pegava o seu violão e cantava, intercalando com comédia stand-up.

Tinha vários personagens, mas Cabo Lalau, “o Caxias” caiu no gosto popular. Inclusive dos superiores. E assim a sua fama de humorista correu os quartéis, primeiro da Bahia, depois do Brasil.

Chegou fazer shows em outros estados e foi condecorado com duas medalhas no estado de Minas Gerais e com a medalha Brigadeiro Falcão, mais alta comenda da PM do Maranhão.

Atualmente estava frequentando o terceiro semestre do curso de jornalismo na Universidade Metropolitana UNIME e cumprindo escala na 4ª Companhia do 15º Batalhão, em Itabuna/BA, na seção de meios, como armeiro, onde era responsável por entregar e recolher armas e fazer limpeza de primeiro escalão.

Araújo estava acostumado a vida de superação. Desde sempre teve que lutar com as dificuldades que se apresentaram.

Quando teve depressão em 2013, teve apoio de muitos dos seus colegas do quartel que lhe deram suporte e compreenderam seu momento de fragilidade na saúde, porém a brincadeira de alguns poucos, sugerindo que estava enrolando para não trabalhar, acabou fazendo com que desistisse do tratamento psiquiátrico e retornasse a sua rotina no trabalho.

Em 2016 outra praga lhe assolou. Contraiu hanseníase, conhecida como lepra.

Sempre manteve o seu bom humor e esteve pronto a ajudar ao próximo. Chegou convencer um policial a desistir do suicídio, ao ligar para ele dizendo estar com uma arma na cabeça.

Sua carreira artística estava evoluindo, com convites para shows e participações em programas de televisão. O personagem Cabo Laurindo já tinha sido transformado em desenho animado.

Mas o fim do seu casamento, cuja união gerou dois filhos, desestabilizou o policial. Ele é acusado pela morte de um homem que namorava com a sua ex-mulher, no dia primeiro de janeiro de 2020.

Atualmente encontra-se recolhido no complexo prisional Lemos de Brito, em Salvador, onde aguarda julgamento.

Assista vídeo da visita ao Cabo Lalau no Youtube: https://youtu.be/NAj11UK5Rrs

22 comentários:

  1. É LAGAO EU SEI O QUE É DEPRESSÃO APÓS SER PRESO E SER ABANDONADO PELA ESPOSA. MAS GRAÇAS A DEUS SUPEREI TUDO. DIA 23 PRÓXIMO TERMINA MINHA PENA. PAD. PRISÃO ALBERGUE DISCIPLINAR. E JÁ ESTOU QUITES COM A JUSTIÇA. BELEZA BROTHER TAMO JUNTO FICA COM DEUS.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, meu irmão, eu me lembro bem dessa época. Fico muito feliz de ver a sua recuperação física e psicológica. Graças a Deus.

    ResponderExcluir
  3. Felipe é uma pessoa do bem eu conheço tenho muito respeito por ele.

    ResponderExcluir
  4. Eu também fiquei com essa impressão dele. Uma pessoa de bem.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite!
    Felipe é uma boa pessoa,eu o conheço desde quando ele tinha 14 anos de idade,Conheço seu pai e todos os seus irmãos.
    É um bom filho,pai e irmão.
    Fico triste com essa situação.
    Resido em salvador e estou,na medida do possivel,dando suporte a esse grande amigo e irmao.
    Um abraço felipinho!

    ResponderExcluir
  7. É uma ótima pessoa Felipe e um ótimo policial.

    ResponderExcluir
  8. O estado esquece que policiais tb são humanos e as vezes ate os proprios esquecem, cercados pela depressão, pela opressão e pelo assédio moral... queremos o bem, vc é do bem Felipe Araujo

    ResponderExcluir
  9. Felipe é uma pessoa boa,admirável e empático.Tem muitas peculiaridades boas que gostaria de expressar porém prefiro dizer a ele pessoalmente no momento oportuno.A situação nos traz tristeza sim e desejo pra ele que esteja bem e que ele possa se cuidar onde estiver.Abraços grande amigo.

    ResponderExcluir
  10. Araújo ou Ojuara como o chamávamos no curso de formação de soldados é uma excelente pessoa, sempre alegre e disposto a ajudar o próximo, infelizmente se envolveu nessa tragédia, mas todos somos pecadores ele sairá logo dessa.

    ResponderExcluir
  11. Felipe eu conheço é uma pessoa do bem. Bom profissional, bom amigo, excelente Pai. Que Deus te proteja e que ele possa curar essa doença em casa...

    ResponderExcluir
  12. Independente das circunstâncias atuais, o que fica na minha memória é o ser humano alegre, comunicativo, cheio de vida e de alegria. Alegria esta que era contagiante pois o dom do humor pertence ao nosso amigo e irmão Araújo o grande Cabo Laurindo. Tenho certeza que sairá vencedor de todo este processo, e que em breve vc voltará ao convívio de sua familia e também a centenária milícia de bravo. Deus te abençoe Felipe e boa sorte.

    ResponderExcluir
  13. Admiro muito Felipe, infelizmente circunstâncias o levaram uma atitude ruim, mas Deus conhece o seu coração e tenho certeza que é uma ótima pessoa, Deus lhe de forças e que sempre tenha esperança no seu coração. ������������

    ResponderExcluir
  14. Sou colega do Curso de SGT 2016 do irmão dele, o SGT PRADO. FELIPE só conheço através de áudios, o que já me fez rir muito. Desejo a FELIPE, toda sorte de Bênçãos.

    ResponderExcluir
  15. Com Jesus Cristo no barco da sua vida tudo dará certo companheiro.

    Abraço

    Márcio Fonseca

    ResponderExcluir
  16. Com Jesus Cristo no seu barco meu irmão a vitória é certa.

    Deus é fiel!

    Abraço

    Márcio Fonseca

    ResponderExcluir
  17. Felipe é uma boa pessoa , sempre bem humorado.
    Você vai sair dessa !!

    ResponderExcluir
  18. Felipe uma pessoa de coração grande ,que faz agente rir mesmo sem querer,Deus esta cuidando de você,a tempestade vai passar porque ela não dura para sempre.Estou orando por você.Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  19. Araújo é um bom homem. Infelizmente não foi só a separação, mas a forma que foi. O homem que ele matou era casado, tinha fama de pegar mulher dos outros. A mulher dele traiu ele com esse cara. Nada justifica um homicidio, mas a mente humana é um Nada, tem pessoas que conseguem lidar é outras nao. Infelizmente aconteceu Isso. Mas Felipe é um bom homem que teve a sua honra manchada é lidou com isso da pior forma.

    ResponderExcluir
  20. Conheci essa familia ...pessoas de repeitos ..seu Pai homem de carater irmas e irmaos do bem familiabq tem amor ao proximo ..Jesus conhece o coracao de todos e principalmente de Filipe, homem q luta pela justica ...sei q somente a justica de Deus ira mostrar a todos q hj o julgar a verdade ..isso q hj acontece e passageiro ..momento p refletir...saira dai mais forte Felipe ..disso eu tenho certeza ...Deus te abencoe e te guarda.orando por vc.

    ResponderExcluir
  21. Rapaz,procurei muito os videos que ele fazia, sinceramente, depressão é um assunto sério, porém, infelizmente,muitos não compreendem, a família é a peça chave,é quem deve estar ao lado,pois é um assunto tão delicado que a pessoa não sabe nem por onde começar a falat 😪 porém demonstra através de gestos ,muitas vezes o olhar diz tudo,isso não é brincadeira....😪😔😔, até queria falar mais sobre isso aqui,pelo menos talvez alguém iria se importar comigo😔...mas em fim... força Laurindo, tenha fé, que essa fase vai passar... eu assistia muitas lives até tarde da noite😔,lives que fazia muita gente feliz....quero aqui parabenizar o Sargento Lago,por essa postagem,👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏que Deus o abençoe e proteja o senhor e toda a família,🙏 ... tenha certeza que através deste trabalho muitas vidas poderão ser mudadas para melhor,e até mesmo o destino de muitos que pensaram em desistir da vida ...😪😔.. queria tanto escrever mais,me expressar aqui..😔..

    ResponderExcluir
  22. Meu comentário não apareceu aqui?😔

    ResponderExcluir