terça-feira, 1 de março de 2011

PM pernambucano vai para o Guinness por ser chato

*Sargento Lago
Paixão pelo Sport levou o tenente Ivaldo ao Guinness Book

Se chamá-lo por seu nome de batismo é possível que não atenda, pois há muito incorporou o apelido que lhe deu notoriedade. Estou falando de Ivaldo Firmino dos Santos que ganhou fama como “Zé do Rádio”.

Policial militar de Pernambuco, Ivaldo passou para a reserva há vinte anos no posto de segundo tenente, mas, quem diria, com tantas histórias para contar na vida de caserna, foi exatamente um episódio no momento de lazer que modificou a sua vida.

Como torcedor apaixonado pelo Sport Club do Recife, em todos os jogos do seu time se posicionava encostado ao alambrado que fica atrás do banco do técnico adversário e provocava o treinador durante todo o jogo e, quando cansava, aumentava o som do seu rádio, buscando tirar sua concentração.

Em 2001 o então treinador da Portuguesa de Desportos, Zagallo, que também foi técnico da seleção brasileira, disse no extinto programa de TV Super Técnico, da TV Bandeirantes, que o torcedor mais chato do Brasil era o Zé do Rádio. Dias depois o Globo Esporte, da TV Globo, o entrevistou e daí pra frente, com a popularidade, acabou dando muitas entrevistas até entrar para o Guinness Book em 2006.

Na segunda-feira (28), nosso encontro foi marcado para as 10h00, no quartel do comando geral da Polícia Militar de Pernambuco, no Derby, mas Zé chegou meia hora antes e disse: “O homem tem que ter compromisso e pontualidade...” Eu gostei, pois havia chegado as nove.

Após receber um afetuoso abraço da tenente Wedja, da comunicação social, setor conhecido internamente como PM5, iniciamos nosso trajeto a pé até a Ilha do Retiro, sede do Sport.

No caminho dispensou o tratamento formal - pedindo para chamá-lo apenas de Zé - e foi contando histórias durante todo o trajeto de cerca de dez minutos.

Embora fiel ao seu clube, teve que fingir-se torcedor do rival Náutico por um ano, três meses e vinte o e oito dias, tempo em que durou o namoro com sua esposa, para agradar o sogro que era torcedor fanático do time alvirrubro e temia que proibisse seu relacionamento caso soubesse da verdade.

Ao chegar à sede do clube foi recebido por todos que encontrou com uma saudação festiva. Disciplinado, objetivamente foi à sala de um diretor para pedir autorização para mostrar-me as dependências da entidade.

Calmamente iniciamos a visitação e Zé continuou contando histórias. Conversou com o pessoal da manutenção, segurança, massagista, fisioterapeuta e diretores. Depois entramos no departamento médico onde estavam em tratamento os jogadores Romerito e Bruno Mineiro. Os demais iriam se apresentar na parte da tarde, já que o Sport jogou domingo contra o Ypiranga (venceu por 2x1), e os demais atletas estavam liberados na parte da manhã.

Bruno Mineiro, que veio recentemente emprestado do Atlético Paranaense, posou para uma foto com o PM e disse que é bom ter um torcedor chato quando é a favor, para incomodar apenas a outra equipe. "Acaba sendo uma ajuda a mais", disse. Contudo, ele pode ficar tranqüilo que o Zé do Rádio não pega no pé dos jogadores do seu time. Consciente disse: “Tenho que atrapalhar apenas os adversários”.

O último local visitado foi a sala dos troféus. E foi inevitável o discurso do torcedor fanático sobre a polêmica que envolve Sport e Flamengo, no campeonato brasileiro de 1987. Ironizou o presidente da Confederação Brasileira de Futebol – CBF, sugerindo que faça palavras cruzadas pra não ficar esquecido. E sugeriu que ele repita a frase “Eu Ricardo Teixeira dei o título de campeão brasileiro ao Sport e agora quero tirar a metade.”

Animado com a chegada do carnaval, Zé falou da sua agenda, incluindo o dia em que vai desfilar em Olinda, ao lado do boneco gigante feito em sua homenagem. Contudo reservou períodos de descanso para não haver excesso de desgaste físico, já que ele fez transplantes de Coração. Amanhã (2/3) completa nove anos e ele vai comemorar como um novo aniversário de nascimento. Perguntei quem havia judiado mais do seu coração, se o Sport ou o trabalho como policial militar e respondeu que foi um problema de hipertensão.

No retorno para o quartel mais uma vez constatei sua popularidade. Motoristas de ônibus, taxistas e pedestres... Todos cumprimentaram o veterano policial, que continua utilizando a arma com a qual pretende incomodar muito os técnicos adversários: o volume do seu rádio.

Na sala de troféus com diretor e funcionário do Sport

Bruno Mineiro: "É bom ter torcedor chato quando é a favor"

Zé do Rádio e a tenente Wedja, da PM5

* Autorizada a publicação, desde que contenha a citação: "Publicado no blog do Sargento Lago" e o link : www.sargentolago.blogspot.com

2 comentários:

  1. OI, SGT LAGO TE ACOMPANHO POR ESSE BLOG E PASSEI A TE ADMIRAR, É UM EXCELENTE TRABALHO
    MOSTRANDO NOSSAS CORPORAÇÕES, ESPERO QUE VENHA
    NOS VISITAR AQUI NO PIAUÍ, ESTAMOS DE BRAÇOS ABERTO.
    SD RONALDO

    ResponderExcluir
  2. Olá Ronaldo!

    Obrigado pelo carinho da sua mensagem...

    Em breve estarei em Piauí, se Deus quiser. Tenho confirmado que passarei por Teresina e Picos.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir