Cheguei ao Rio Grande do Sul no dia 31 Julho, domingo, com tempo encoberto e temperatura em declínio.
Aproveitei o final do dia e a noite para dar um passeio na cidade.
Na segunda-feira (1), pela manhã estive no quartel do comando geral da Brigada Militar e ali conversei com alguns companheiros. O comandante, Coronel Sérgio, estava ausente, então fiquei de retornar na outra semana.
Na terça (2), acompanhado do Sargento da Reserva Dagoberto Valteman, que conhecia pela internet e depois pessoalmente, numa visita que ele fez a São Paulo, estivemos reunidos com companheiros representantes de entidade de classes e depois fomos conhecer os batalhões de Policiamento Rodoviário, Regimento de Cavalaria, Canil e o de Operações Especiais.
Na quarta-feira (3), ainda com o Dagoberto, acompanhado dos sargentos Nunes e Rodrigues, fomos para Pelotas, distante 259 KM da Capital, onde aconteceu uma reunião entre associações e o Coronel Flávio, comandante regional.
Na quinta-feira (4), pela manhã acompanhei uma cena que muito me tocou. O Presidente da Associação dos Cabos e Soldados, João Domingues, saiu pelas ruas do centro da cidade e homenageou alguns policiais, com a entrega de um troféu. A surpresa dos policias tinha justificativa pelo incomum do ato.
Na parte da tarde visitei o 4º Batalhão, sediado em Pelotas e que é responsável pelo policiamento em mais ww cidades. Lá tive a gentil recepção do Major Cardoso, subcomandante da Unidade que, acompanhado da Soldado Gicelda, das relaçõe públicas, me mostrou as dependências do quartel e falou sobre a rotina de trabalho.
No final do dia saí com os companheiros do policiamento e assisti abordagens e revistas.
Ainda na quinta, à noite, participei ao vivo do programa de TV da Associação dos Cabos e Soldados e, entre outros assuntos, o tema foi a valorização do policial, que, penso, não deve sair de pauta em momento algum.
Na sexta-feira (5) cheguei ao extremo sul o país e permaneci por 24 horas no Chuí.
No domingo (7), acompanhei uma delegação de atletas, de várias categorias, do projeto Chutando as Drogas, da Associação dos Cabos e Soldados, que foi participar da Copa da Amizade em Rio Branco, cidade uruguaia que faz fronteira com o Brasil.
Convidado por Domingues, eu me aventurei participar da equipe de veteranos. O resultado pouco importava, mas nós perdemos, verdade seja dita. Além da medalha de participação, ficou a alegria de fazer novos amigos.
Permaneci na cidade de Pelotas até a segunda-feira (8), quando retornei à Capital. Lá estive com o Comandante Geral, Cel Sérgio, que falou um pouco da necessidade dos comandantes estarem mais próximos da sua tropa.
Em seguida cheguei a Gramado, com todo charme da serra gaúcha, e que ao lado do terminal rodoviário tem o 1º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas.
Em virtude do tempo, optei pelo descanso, na quarta-feira (10), já estarei em Santa Catarina.
Cel PM Sérgio, Comandante Geral da Brigada Militar
Regimento de Cavalaria
Sargentos Nunes, Dagoberto e Rodrigues
Soldado João Domingues (e), líderança e comprometimento
Soldado Gicelda, Major Cardoso e Sargento Simone
Parabéns pelo blog , adorei ! Abraços com carinho
ResponderExcluirLago, conheceste a hospitalidade e a amizade do povo gaúcho. Lamentavelmente chegaste de sopetão e não tivemos tempo para grandes passeios, mas não esqueça no próximo ano se vieres na data comemorativa da Semana Farroupilha vamos acantonar ou acampar la no Piquete do Laureano e poderás saborear um bom churrasco, um bom chimarrão, uma boa pinga além de ficar encharcado até o pensamento e não só os ossos. Fera, leva um forte quebra costelas ou um abraço de duas voltas e meia ou um abraço do tamanho do Rio Grande. Ah, falando em pinga, nada de vender a corda e tomar a grana de canha. Felicidades!!!!!!!!
ResponderExcluirGrande abraço companheiro... Obrigado pela gentileza e carinho com os quais me recebestes em seu Estado.
ResponderExcluir