segunda-feira, 22 de novembro de 2010

AFAM: solidariedade?


Ainda falarei da atuação das entidades que associam os policiais militares do Estado de São Paulo, mas hoje quero especificar apenas a Associação Fundo de Auxílio Mútuo dos Militares do Estado de São Paulo AFAM - que é a que motiva minha prioridade.

Quando entrei na corporação, em 1981, veio descontado no holerith a contribuição para o que se chamava de FAM (Fundo de Auxílio Mútuo). A sede ficava numa sala do Centro Administrativo (Panelão). Tempos depois, coincidentemente, junto a boatos de escândalo, houve a troca de nome para associação e mudaram para um prédio particular.

O carro-chefe da AFAM sempre foi o preço dos remédios mais baratos. Também, como em outras associações, a ajuda financeira para casos específicos: acidente em serviço, natalidade, funeral etc.

Também iniciou um projeto na área de ensino, promovendo cursos preparatórios de excelente qualidade. Mas, para esse caso, nem é preciso ser sócio para freqüentá-lo; mas sê-lo garante um pequeno desconto.

Com o surgimento das farmácias populares e dos remédios genéricos, começou-se a encontrar os produtos com o mesmo preço praticado na AFAM. Logo, perdeu-se seu maior diferencial.

Como recentemente vim desenvolver um projeto na cidade de Salvador/BA, por tempo indeterminado, decidi pedir desligamento do quadro de associados. Para isto, enviei um e-mail para a entidade fazendo a solicitação.

Gentilmente me ligou a funcionária Elisângela, que ficou comigo ao telefone por quase meia hora, embora estivesse fazendo uma ligação interurbana, tentando demover-me da idéia. Como eu argumentei que não iria usufruir dos benefícios por estar fora do Estado , ela passou a dizer que a minha contribuição (em torno de R$ 70,00 mensais) também serviria para ser solidário aos demais companheiros que utilizam.

Depois de muito falar, percebeu que não tinha me convencido e então disse que eu deveria enviar uma correspondência com firma reconhecida para que fosse efetivado o desligamento. Indignado, perguntei se já não bastasse como documento da minha vontade o e-mail enviado, uma vez que a maioria das grandes s empresas se utilizam desse recurso para decisões até mais importantes que aquela que tomava. Sem contar que estava sendo ratificada com aquela ligação.

Como não houve acordo, transferiu-me para falar com o chefe dela, tenente Proença, que repetiu todo o mesmo discurso e depois finalizou que era estatutário, mas que ainda assim levaria ao conhecimento da presidência e me informaria por e-mail a seguir..

Como a resposta não veio, solicitei novamente e, aí sim, fui informado nos moldes que fazem a maioria das empresas que não tem respeito ao seu cliente. Citou friamente o que está no estatuto e, em outras palavras, determinou: “cumpra-se”.

Confesso que me indignei, mas conforme o dito popular “Contra a força não há resistência”, então compete-me a obrigação de cumprir o estatudo. Todavia, como aqui em Salvador abre-se firma em um cartório e no dia seguinte deve-se ir a outro cartório para fazer o reconhecimento de asinatura, tudo isso associado ao sol escaldante da cidade e outros inconvenientes, ainda não fui providenciar o documento e por isso a AFAM continua recebendo impiedosamente meu suado dinheirinho, que ajuda garantir o emprego do nosso coronel presidente e da sua diretoria.

Não foram levados em conta os quase 30 anos de contribuição. Os R$ 25,200,00 (vinte e cinco mil e duzentos reais pagos parcelados fiel e mensalmente. Nada contou.

Dos benefícios que usufruí nesses anos, posso imaginar que não chegaram em dez por cento do contribuído. Mas a AFAM está indo muito bem. Pelo que podemos perceber tem mais receita que despesas. Inauguraram inclusive um colégio, que vai garantir mais renda para a entidade. Mas o que foi feito em benéfico dos associados nesses anos todos?

Temos a cultura do silêncio ou de falar para quem não decide nada. Afinal, quantos se dedicariam a externar a sua decepção?

Este texto é para você que é sócio refletir sobre como é gerido o seu dinheiro e o quanto você é importante para AFAM.

4 comentários:

  1. Como sempre o grande amigo tocando em assuntos de interesse para todos os nossos companheiros. Parabéns ! ! ! mas sou obrigado a concordar em genero, número e grau (jargão), com o nobre amigo, pois do tempo em que também sou associado não usei 5 % DO JÁ PAGO, para a AFAM, o que me levar a ter a mesma atitude do companheiro, pedir o desligamento, pois segundo consta na nossa Carta Magna no inciso XX do arigo 5º: "NINGUÉM PODERÁ SER COMPELIDO A ASSOCIA-SE OU A PERMANECER ASSOCIADO". Cabe aqui a pergunta: O Estatudo tem maior poder que a nossa Carta Magna? Se assim for estamos no bico do corvo ! ! !

    ResponderExcluir
  2. Sem contar que, quando alguém quer ficar sócio, mandam funcionários no quartel ou até mesmo na sua casa, se for preciso.

    ResponderExcluir
  3. Avanzi, concordo com vc Lago, ainda bem que me desliguei faz bastante tempo,

    ResponderExcluir
  4. O nosso grande defeito é acomodar-se. Acredito que seja esse o problema da maioria dos sócios... pq se for colocar na balança, são poucas as entidades que merecem nossa contribuição.

    ResponderExcluir