quarta-feira, 10 de agosto de 2016

A opinião é do público?


Foto: Marco Aurélio Olímpio


Alvo de preocupações de órgãos públicos, empresas privadas, artistas, políticos etc, a opinião pública, quando anunciada na mídia, parece ser a própria “voz de Deus”.

Mas como sabemos a opinião sofre influência familiar, religiosa, social, econômica e, entre outras tantas, da própria mídia, tornando-se uma das principais.

Há três anos, 64% dos brasileiros eram favoráveis aos Jogos Olímpicos. Agora, a aprovação retrocedeu para 40%, de acordo com a pesquisa feita pelo Instituto Datafolha entre os dias 14 e 15 de julho.

Essa mudança na opinião do público deve-se exatamente pela divulgação diária da corrupção e da violência, logo a chamada “opinião pública” muitas vezes é particular, pessoal, de um formador de opinião.

Tais divulgações remetem as pessoas a muitos medos, inclusive o da possibilidade do país importar os atos terroristas noticiados recentemente do Estado Islâmico; como se já não tivéssemos nossas modalidades de crime tão aterrorizantes quanto, além da corrupção terrorista e da degradação moral em que vivemos.

Por falar em opinião, tenho pra mim que a realização da olimpíada no Brasil, embora com seus muitos problemas, será uma grande influência para crianças e jovens praticarem esportes. E isto, por si só, trará saúde, esperança e, o melhor, incentivo para o afastamento das drogas e do crime.

*Texto publicado originariamente na coluna do Sargento Lago no Portal Stive

Nenhum comentário:

Postar um comentário