domingo, 22 de junho de 2008

Quer trabalhar na ROTA?

Sargentos Lago e Everaldo, veteranos de ROTA, no desfile de 9 de julho de 2019.




Tenho recebido muitas solicitações para informar o procedimento para trabalhar no 1º Batalhão de Polícia de Choque, também conhecido como Batalhão Tobias de Aguiar – BTA ou ROTA (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar).

Um dia também tive um sonho, como a maioria das pessoas, e relatei aqui a trajetória. No momento parece ser impossível, mas a persistência atinge objetivos. 

O caminho é se inscrever para prestar concurso público e, após aprovação, ingressar na Academia do Barro Branco ou frequentar o curso de Soldados.

Em ambos os casos, somente após a formatura o interessado poderá ser transferido para o BTA. Isso pode acontecer logo após a conclusão do curso (que é muito difícil ou quase impossível). O caminho mais comum é via Relação de Prioridade de Transferência (RPT), que o policial deve solicitar para ser incluído, por meio de documento.

A Unidade responsável pelo controle dessas movimentações é a Diretoria de Pessoal, que atende os primeiros da lista, conforme forem surgindo as vagas.

O tempo para conseguir a transferência para a ROTA não dá para calcular ou fazer projeção, mas costuma demorar.

Quando conseguir, não pense que já teve seu sonho realizado. Ainda dependerá de uma avaliação que será feita após o estágio pelo qual passam todos iniciantes, para ser verificado se tem aptidão para o serviço.

Após o estágio, em caso de aprovação, aí sim começa ficar mais tranquila sua permanência no batalhão.

Durante o período em que estive lá, vi alguns policiais que se destacavam em seus batalhões não se adaptarem e pedirem pra voltar para sua Unidade de origem. É igual time de futebol; tem jogador que é brilhante em um time e quando troca de clube não joga nada, às vezes simplesmente por não se adaptar as novas regras.

Uma coisa é certa, o felizardo que conseguir a transferência, for aprovado no estágio e usar aquele braçal nunca mais será o mesmo. Trará consigo as recordações de um dia ter serviço num batalhão lendário. Contudo, não será nem melhor nem pior que os demais só pelo fato de ter passado por lá. Apenas terá o diferencial de quem conheceu a essência da palavra adrenalina.


ASSISTA CLIPE DA MÚSICA DA ROTA

ROTA TÁ TÁ




Leia Papa Mike - A realidade do policial militar


COMPRE A G O R A  - R$ 30,00 (Frete Grátis)  https://pag.ae/7UhdeNRM5


266 comentários:

  1. Sgt lago tenho uma duvida,eu sou filho de um policial, e me disseram que vc sofre muito preconceito quando entra na pm por esse motivo,e eu gostaria muito de estagiar na ROTA e queria saber se esss rumores são verdade obrigado desde já

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo,

    Fique tranqüilo, pois essa informação não procede. Afinal, seria o mesmo que ter preconceito contra si próprio.

    Na Corporação temos muitos casos de pais e filhos trabalhando, às vezes, no mesmo batalhão. Eu mesmo já trabalhei na mesma Companhia do meu tio e nunca tive nenhum problema.

    No caso da ROTA, quando lá estive, um soldado, filho de um Oficial, chegou para estagiar e foi muito bem recebido. Contudo, não ficou na sombra do seu pai, teve que se garantir por méritos próprios... Se não, iria dançar, ou seja, seria transferido de lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sgt lago eu so tenho 13 anos e eu jogo um jogo aki que nois é rota ai eu tenho esse sonho de entrar na rota mais é verdade que eu tenho que fazer 2 anos na pm ?

      Excluir
    2. O filho de Telhada ...
      bom não sei se ele cresceu por si mesmo mas como filho de peixe peixinho é ...

      Excluir
    3. sgt meu nome é Victor e eu tenho 12 anos meu sonho é entrar para a rota pq é d família e eu gostaria de saber quais as qualidades para entra para a rota ou força tática ??

      ex:a partir de q altura, q grau de estudo quais treinamentos básicos eu já posso ir me preparando tipo corridas força e etc... agradeço a partir de já

      Excluir
    4. Quero muito ser da Rota tenho 15 anos e moro en indaiatuba-sp e quero saber quais cursos devo fazer e que tipo de escola devo frequentar

      Excluir
    5. Quero muito ser da Rota tenho 15 anos e moro en indaiatuba-sp e quero saber quais cursos devo fazer e que tipo de escola devo frequentar

      Excluir
  3. Acontece o seguinte, eu fui militar da Marinha por 2 anos e meio, após pedir baixa para poder continuar estudando coloquei em minha mente que não iria querer voltar a ser militar justamente por muitas humilhações que sofri, entretanto sempre tive notável admiração pela Polícia Militar do Rio de Janeiro (sou carioca), ingressei na faculdade de Direito e atualmente estou no 5º período, no começo desse ano prestei um concurso para a Polícia Civil do Espírito Santo no qual tiver a satisfação de ter sido aprovado, quando achei que estava tudo resolvido e que seria policial civil até terminar a faculdade e depois prestaria um concurso para Delegado me aconteceu o seguinte, o Governador simplesmente resolveu dividir a nomeação dos candidatos em 3 etapas e eu fiquei na última chamada que deverá ser em Março/2010, nesse momento percebi que deveria voltar a estudar para não ficar contando somente com a Polícia Civil e voltou em minha mente a enorme vontade de prestar o concurso para o Curso de Formação de Oficiais da PMERJ, sendo que entraria na PC somente para pagar umas dívidas e depois largaria tudo para fazer o CFO caso seja aprovado, tenho ciência de que para entrar em tal Academia é necessário muito empenho e dedicação além da firme convicção de querer fazer parte daquilo, sendo que analisando friamente um Agente da PCES tem um subsídio de R$2300,00 e eu só ganharia isso na PMERJ após terminar os 3 anos de internato, na verdade seria menos que isso, mas acredito que com alguns adicionais chegasse a esse valor, além de eu ter que largar a faculdade de Direito para poder fazer o curso de formação, após essa explanação eu pergunto a senhor, o que faria na minha situação? Deixaria tudo do modo como está ou daria uma guinada significativa no seu destino? Essa questão me tira o sono por isso estou perguntando a um Policial Militar como o senhor, além de que tenho certa preferência pelas atribuições da PM, espero não ter importunado seu tempo com algo que possa ser considerado irrelevante, mas uma resposta independente de ser uma que eu queira ouvir ou não, seria de fundamental importância.


    Um abraço,
    MHSB.

    ResponderExcluir
  4. OLá MHSB,


    Li atentamente a sua mensagem e passo a respondê-la:

    Veja bem, opinar na vida dos outros é uma responsabilidade muito grande. Mas, embora não seja psicólogo, vou usar de uma das qualidades de um policial que é ser observador.

    Na sua mensagem você já dá a resposta de qual direção quer dar à sua vida. Eu pontuei as informações e percebi que, apesar das humilhações que diz ter passado nos dois anos e meio que esteve na Marinha, ainda assim você quer voltar a ser militar. E mais, você diz que tem "notável admiração" pela Polícia Militar, "enorme vontade" de trabalhar nela e que "largaria tudo" para isso. Logo, meu irmão, FAÇA ISSO.

    Quando somos jovens passamos por esses conflitos, sobretudo no momento de definir a profissão. Mas, quando optamos por aquilo que gostamos, posso te afirmar que a possibilidade de decepção é menor, muto menor.

    Como policial militar - que acaba de aposentar e que um dia também passou pelo mesmo conflito que você - posso garantir-lhe que trata-se de uma instituição muito séria. No que pese as muitas críticas que a Corporação carioca recebe, tenho certeza que, como aqui em SP, são exageros. É colocar lente de aumento na minoria insignificante fazendo parecer maioria.

    Desejo-lhe boa sorte. A Polícia Militar precisa de pessoas que tem amor por ela e pela causa pública.

    Abraços,

    Sargento Lago

    ResponderExcluir
  5. ENTENDI AINDA BEM ,POIS SERIA HORRIVEL VC EXECUTAR TAREFAS COM EXELENÇIA E NUNCA RECEBER OS MÉRITOS..NOSSA SGT EU RECENTEMENTE FUI NO BATALHÃO RESOLVER ASSUNTOS PESSOAIS , É TÃO TRANQUILO LÁ PARECE QUE EU NASCI PARA SERVIR NAQUELE LUGAR. ME SENTI MUITO BEM !OBRIGADO POR RESPONDER MINHA DUVIDA

    ResponderExcluir
  6. Olá Sgt boa noite.
    Tenho uma grande duvida quanto aos testes que são feitos para ser aceito e poder então começar em uma carreira militar, minha dúvida principal é quanto ao exame de vista, é muito rígido? como funciona? qual a % aceita? 100%?

    ResponderExcluir
  7. Amigo,

    Não sei dizer exatamente qual é o grau de exigência no exame de vista,vou procurar saber e respondo

    ResponderExcluir
  8. Oi me chamo Agatha vou fazer 16 anos e eu quero quando completar a maior idade cursar para poder entra na rota,eu queria saber como eu tenho que fazer e se a Rota também treina mulheres?

    Agradeço deis de Já

    ResponderExcluir
  9. Agatha,

    Primeiro você precisa prestar concurso público pra entrar na Polícia Militar. Uma das exigências ó da idade e deve ser a partir dos 18 anos. Na ROTA não tem mulheres trabalhando no policiamento de rua, mas no serviço administrativo tem.

    ResponderExcluir
  10. OLÁ SGT, GOSTARIA DE SABER SE O SENHOR SABE ALGUMA DATA OU ESPECULAÇÃO REFERENTE A 2°CHAMADA DO CONCURSO PARA SOLDADO QUE ESTA EM ANDAMENTO??DESDE DE JÁ MUITO OBRIGADO!!!

    ResponderExcluir
  11. Olá Douglas,

    Como estou finalizando meu novo CD e gravando vídeo clip, estou meio desatualizado quanto as questões administrativas de concursos, de todo modo, se souber alguma coisa posto aqui.

    Boa sorte.

    ResponderExcluir
  12. OLÁ SGT, ESTOU MUITO FELIZ POIS SAIU A 2°CHAMADA E FUI CONVOCADO PARA O TAF, SGT GOSTARIA DE SABER SE CONSEGUIR ENTRAR PARA FORÇA TATICA, POSTERIORMENTE SERIA FÁIL O INGRESSO EX:GATE OU GRUPAMENTO AÉREO? QUAIS OS REQUISITOS PARA ESSES GRUPOS??DESDE DE JÁ MUITO OBRIGADO E PARABÉNS PELO NOVO CD!!!

    ResponderExcluir
  13. Parabéns Douglas!!!

    Seguinte, após finalizar o curso de formação de soldados, você será classificado em alguma unidade. Daí você deverá entrar no RPT (Relação de Prioridade de Transferência), que só pode acontecer após completar 2 anos de serviço.

    Grande abraçoe boa sorte.

    ResponderExcluir
  14. Boa noite sgt!!!Meu qra é Ferreira,tenho como muitos enorme admiração pela honrosa e eterna "rota",porém como que é realizado o estagio e quais requizitos são exigidos do "estagio"para receber boina e braçal?

    ResponderExcluir
  15. Boa noite SGT!!!Eu estou servindo o Exército em Itaúna(Minas Gerais)!Quando sair do Exército quero entrar para a PM de São Paulo e incorpora na ROTA!!! Quero muito usar o Braçal da ROTA!Eu adoro grupo tático!Eu sou Soldado(Ferreira)Brasil acima de Tudo!!!

    ResponderExcluir
  16. olá sargento, a vida toda sonhei em ser policial e ainda sonho, não me vejo como talvez um engenheiro, um médico, enfim sentado atras de uma mesa de escritório. tenho amor a policia que seja militar ou civil. mas infelizmente fui preso por um crime que não cometi pelo artigo 155. se eu for absolvido pelo juiz posso prestar o concurso para a policia. obrigado, Fábio sjc.

    ResponderExcluir
  17. Olá, gostaria de saber, desejo fazer o curso de formação de oficiais no barro branco, minha duvida é: após o termino do curso já posso tentar entrar na ROTA ? ou preciso ir primeiramente para a policia convencional e só após 2 anos eu posso tentar ?

    ResponderExcluir
  18. Bom dia Sargento Gostaria de Saber como é o estágio na ROTA, pelo que tenho lido muitos policiais desistem no meio do curso, gostaria de saber um pouco mais sobre isso, obrigado.

    ResponderExcluir
  19. ola SGT meu nome e alison fui chamado pelo exercito pela 5 vez ultima etapa de exames para o 8ºBPE gostaria de saber qual seria esses ultimos exames vlw ^^

    ResponderExcluir
  20. Companheiro, sou da Polícia Militar e não tenho informações sobre os exames do E.B.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola sargento lago tenho 16 anos e queria muito entrar na policia e tal queria saber se tem q ter algun tipo de curço da minha idade e tal. sua informação e mt importante para min !! brigado pela atenção

      Excluir
    2. Sgt. Lago sou soldado do EB e eu quero muito entrar pra ROTA queria mito saber se eu teria que fazer a academia barro branco ou teria outro jeito?

      Excluir
  21. Tenho muito respeito e admiração pela rota.(ronda estensiva tobias aguiar) não sei se e isso XD
    Goistaria de saber como faço para fase o concurso para fazer parte da rota.

    ResponderExcluir
  22. Sargento lago Boa noite Primeiramente .
    Comecei a Adorar a Rota por ver que a justiça nela vale a pena e comprida nao dizendo que policiais convencionais nao cumpram seus deveres eu acredito que sim mais sempre tem e um para estragar as coisas mais mudando de assunto pois a palavra Pm e uma palavra de honrra pois Policial que é Policial usa Farda não concorda comigo sargento rs.
    Mais Mudando de agua para vinho he he para ser e rota não ficou e bem claro para mim tenho de passar no concurso para ser oficial da pm ou tem um concurso especifico proprio para engressar neste glorioso e amado batalhao???
    espero sua resposta ok Sargento abraços fuis.

    ResponderExcluir
  23. Miller, obrigado pela mensagem. Apenas não concordo com vc sobre ter que usar farda para ser policial. Temos excelentes policiais no país e no mundo que não usam nenhum uniforme e são eficientes tanto quanto os que usam.

    Para trabalhar na ROTA tem que ser PM, ingressando pelo curso de Soldados ou o de Oficiais.

    ResponderExcluir
  24. OI SARGENTO MEU NOME E ROMULO EU TENHO 17 ANOS EU QUERIA SABER QUAIS OS PRIMEIROS PASSOS PARA SE EM GRESAR NA PM ? EU QUERIA DIZER QUE EU ADMIRO MUITO SEUS TRABALHO VIU QUANDO EU VEJO UM CARRO DA POLICIA ME DA VONTADE DE CV COM VOSEI E SABER COMO ELES FISERAM PARA EM GRESAR NA PM? MAS PARA BEMS POR TERMOS VOCEIS PARA PROTERJE O NOSSO PAIS. RESPONDE PRA MIM SARGENTO O BRIGADO????

    ResponderExcluir
  25. Querido amigo, o necessário para ingressar na corporação é muito estudo, para ser aprovado no concurso público, que cada vez mais está bem concorrido. Entra quem se prepara melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sg Lago, admiro o BTA, meu padrinho passou por la ,e me orgulho muito dele (Sd Bento) ,ele é a minha referência ! assim como todos os outros Rotarianos . ROTA!

      Excluir
  26. Olá Sargento, tenho 20 anos e estou cursando Bacharel em Educação Física, fui Atleta em toda minha adolescência, como jogador de basquete para ser mais especifico, Mas sempre tive muita admiração pela corporação e pelo trabalho exercido pela ROTA. E a vontade de ingressar e posteriormente seguir uma carreira é muito grande. Gostaria de tirar algumas duvidas, como faço? Devo terminar minha faculdade e só depois prestar o concurso, o da PM mesmo? E depois tentar ingressar na ROTA? E qual seria a rotina para tentar ser admitido pela corporação depois de ter passado no concurso da PM? Desde já Agradeço.. Forte Abraço!

    ResponderExcluir
  27. Olá Rafael,

    Você pode prestar o concurso enquanto termnina a faculdade.

    Nas respostaas acima suas dúvidas já foram tiradas... A ROTA pertence a PM, ou seja, ingressa na PM para depois tentar trabalhar na ROTA.

    ResponderExcluir
  28. Olá Sargento Lago,gostaria de saber quanto tempo dura o estágio e quais os tipos atividades que os futuros policiais da ROTA irão fazer nesse estágio?Obrigado!!!

    FABRÍCIO

    ResponderExcluir
  29. Sgt Lago tenho 30 anos, sei que não tenho mais idade para prestar concurso para o Barro Branco.
    O sr. sabe se existe concurso interno (soldados) para o Barro Branco e possui limitação de idade ou outra coisa ?

    Agradeço.

    ResponderExcluir
  30. Barro Branco é apenas para o Curso de Oficiais.

    O limite de idade para Soldados é 30 anos.

    ResponderExcluir
  31. Olá Sgt.

    Tenho 26 anos e gostaria muito de entrar para rota, ja fui militar do exercito no periodo obrigatório. Quero saber qual é o caminho certo para que possa conseguir este feito!

    ResponderExcluir
  32. Olá Sargento Lago tudo bom.
    Adimiro muito o seus Trabalhos bem feitos,vc tem que ganhar muitas medalhas de Honra sou de outro estado iso interfere eu fazer o teste pra ser aprovado pela ROTA?Em.
    Responda ai Sargento.
    Um felis NATAL novo Ano pra vocês do Batalhão Tobias de Aguiar e pra sua Familhia.
    AGRADEÇO Diego.

    ResponderExcluir
  33. OLA TENHO 21 ANOS E QUERIA SABER DE VC COMO FAÇO PRA ENTRAR NA ROTA?ASS FABRICIO

    ResponderExcluir
  34. Sargento,seu blog me interreçou muito pois tenho muita vontade de ser um integrante das forças armadas em (SP) tenho 17 anos pretendo servi o exercito tam bem queria saber especificamente , o que tenho que fazer e cursos que eu tenho que ter para ser um integrante da policia de (SP) , obrigado pela atençao , ficarei grato com a resposta

    ResponderExcluir
  35. oi meu nome e sabrina queria saber ?eu tenho q entrar na policia militar primeiro pra depois tentar entrar na rota sem militar eu nao consigo

    ResponderExcluir
  36. http://sargentolago.blogspot.com/2009/09/tenho-recebido-muitas-solicitacoes-para.html

    ResponderExcluir
  37. ola sgt,quando menor de idade tive passagem pela policia e gostaria de fazer o concurso para policia militar, gostaria de saber se isso ira me atrapalhar se caso eu seja aprovado nas primeiras etapas obrigado.

    ResponderExcluir
  38. Bom dia Sargento Lago, td bem???
    Tenho uma duvida pra fazer,sou mulher e gostaria de entrar na rota tenho 18 anos! tenho alguma oportunidade?

    grato
    Abraço

    ResponderExcluir
  39. Olá pessoal, obrigado pelas mensagens. Não tenho respondido as últimas pois tenho percebido a repetição delas que já foram respondidas. Observem com atenção todas perguntas e respostas aqui postadas pois elas já respondem as dúvidas da maioria.

    No mais, desejo boa sorte a todos e, quando estiverem trabalhando na Rota e me virem por lá, terei imenso prazer em conhecê-los.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  40. bom eu sou de são roque interior de são paulo e gostaria de saber se pra mim entrar na rota eu tenho q trabalhar no centro de são paulo ou eu posso trabalhar aki e pedir a tranferencia
    desde jah agradeço a atençao obrigado

    ResponderExcluir
  41. Para pedir transferência para a Rota basta ser um policial militar do Estado de São Paulo, não importa em qual cidade esteja trabalhando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mas se você estiver atuando na cidade de SP pode ter mais chances pois lá é cidade grande, e é a cidade que você ira atuar ?
      Sou do interior de SP, vou fazer a prova ano que vem (2014), desde criança sempre quis entrar para a ROTA.
      outra duvida é verdade que precisa estar atuando por 2 anos na PM padrão (se é que posso dizer assim) antes de pedir solicitação para o BTA ?
      atenciosamente: futuro soldado da ROTA.
      aguardo resposta.

      Excluir
  42. muito obrigado sgto agradeço a sua atenção e muito obrigado pela colaboração..... ROTA

    ResponderExcluir
  43. Olá Sargento! Gostaria de saber a altura mínima exigida pela ROTA, é a mesma da PM?

    ResponderExcluir
  44. Olá Sargento, tenho 14 anos e desde os 9 pretendo engressar na Rota,assisto tudo relacionado a policia militar,e federal, um grande sonho, na minha escola tenho a opção de fazer o Esim ( Escola de Instrução Militar) gostaria de saber se após concluir este curso,terei algum tipo de "vantagem" por ja estar tecnicamente preparado,e saber tambem se para entrar pra rota,após formação na Academia do Barro Branco,eu preciso ser policial convencional primeiro,antes de tentar entrar para a rota, que é meu sonho desde pequeno. Um grande abraço, fique com Deus.

    ResponderExcluir
  45. NÃO terá nenhuma vantagem por frequentar quaisquer que seja o curso. Sobre a segunda pergunta informo que ao concluir tanto a Academia de Polícia Militar do Barro Branco quanto a Escola Superior de Soldados, NÃO há necessidade de trabalhar primeiro em outros batalhões para depois ser transferido para a ROTA.

    ResponderExcluir
  46. Sgt LAGO. pois tenho uma duvida.
    Pois sou Ex-militar do Exercito. Isso pode me ajuda
    na Area da PM ou ate mesmo na ROTA...
    a forma mais facio para passa seria o barro branco ???

    se poder tirar umas duvidas ou ate mesmo passa uns bizus. poderia

    manteer contato?
    Pois gostaria muito de combater o crimer da minha cidade.
    e acabar com o trafico que anda levando muitas criança da minha cidade
    para esse lado.

    espero que possa me ajuda.

    contato

    augustosergio@globo.com

    ResponderExcluir
  47. Boa noite , Sou Soldado Ev do Exercito Brasileiro , gostaria de saber como faço para ingressar na rota ou força tatica , e se á algo que dentro do quartel onde eu sirvo (CPOR-SANTANA) possa me ajudar , e onde vejo quais concursos iram abrir para este ano e se eu estando servindo o Exercito Brasileiro posso prestar concursos da PM !


    Grato desde já .
    -
    Se for possivel , gostaria de saber resposta por email Bat_impisa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  48. sargento lago para ser oficial da pm é preciso saber nadar?

    ResponderExcluir
  49. Boa tarde sargento, meu nome é Rodrigo e tenho grande interesse de ingressar na ROTA, a minha dúvida é: Pretendo entrar no exercito e la dentro me especializar em armas, gostaria de saber se após esse caminho seria mais facil ingressar na ROTA ou teria que passar por todos os cursos como de costume. Obrigado pela atenção!

    ResponderExcluir
  50. Rodrigo e demais amigos... Todo conhecimento que for agregado é positivo, mas não favorece em nada no concurso para ingressar na corporação.

    ResponderExcluir
  51. sargento eu queria saber como fasso para entrar para rota?

    ResponderExcluir
  52. Ei Pessoal já adiantando o Serviço do Sargento ... Para entrar na Rota Vocês Devem Estar Trabalhando na Policia Militar . e a Rota só tem no Estado de São Paulo .. agora vocês devem estar se perguntando porque Policia militar ??? Pois a Rota é um Batalhão de Elite da Policia Militar .. Grato ...

    ResponderExcluir
  53. Olá sargento, desde de pequeno tenho o sonho de entar para a rota, eu teria que entrar pra pmsp e fazer um curso interno para a rota ? Se não como eu faço para um dia chegar a glória de ser um soldado da rota?

    ResponderExcluir
  54. Sargento eu gostaria de saber se o fato de ter sinais de brincos
    de quando adolesente me proibi de engreçar na Pm e dpois no Rota???

    ResponderExcluir
  55. Sargento eu gostaria de saber se o fato de ter marcas de brincos na orelha de quando adolesente me empede de passar no concurso da Pm de SP
    e conseguir o ingresso no Rota???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso não interfere em nada. Sou oficial da PM.

      Excluir
  56. Quanto tempo de rua tem que ter para fazer o curso interno para a rota ?

    ResponderExcluir
  57. Sgt. Lago meu nome e anderson e eu tenho muito vontade enorme de ser policial, principalmente entrar pra rota que é um sonho meu. Tenho apenas 17 anos, quando eu fizer 19 quero servi ao tiro de guerra, e queria saber o unico meio de entrar pra ROTA e prestando concurso ? Ou existe outro jeito. Obrigado pela atenção, e parabens pela sua carreira acompanhei muito ela, e admiro o senhor !

    ResponderExcluir
  58. Sargento Lago
    Eu queria saber como eu fasso para entra na rota

    ResponderExcluir
  59. Sargento eu tenho muita vontade de ser PM ta no sangue,desde Criança tenho esta vontade de seguir a carrera militar,tenho perfil de Policial e meu sonho e estrar na Rota admiro muito o trabalho da Rota,este ano vou prestar concurso pra PM e tenho certeza que irrei passar,pois estou estudando muito pra isso,o Senhor pode me dar umas dicas pra passar no concurso,tenho que ter esperiecia para entar na Rota ou posso entar depois que me formar Soldado de 1°classe...

    ResponderExcluir
  60. Bom dia, Sgt.
    O Sr. poderia me informar se, para entrar no núcleo de Esquema tático ou investigação, é o mesmo procedimento?(no caso prova para PM e, posteriormente ,tranferência para a ROTA,certo?).
    Agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  61. Sargento Lago: Queria saber se para trabalhar na ''ROTA'' teria que ter passado pela P.M ? desde já agradeço -Luciano.

    ResponderExcluir
  62. Sargento Lago: Queria saber se para trabalhar na ''ROTA'' precisa ter passado pela P.M desde já agradeço LUCIANO

    ResponderExcluir
  63. olá sargento gostaria de saber se para trabalhar no setor administrativo da rota precisa fazer concurso.

    ResponderExcluir
  64. Olá Sargente,gostaria de saber se quem é sai formando pelo CFO tem mais chances de entrar para a ROTA,ao policial de praça?

    Abraço.

    ResponderExcluir
  65. Quero entrar na rota como eu faço ????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estuda bastante, preste o concurso pra pm ou barro branco e boa sorte !

      Excluir
  66. ola Sgt gostaria de saber qual é o salario e a carga horaria dos policiais da ROTA . Aguardo resposta. Obrigado

    ResponderExcluir
  67. Olá Sargento,meu nome é; Fabio e eu gostaria de saber se, quem tem tatuagem pode entrar para PMESP? E entrar para Rota futuramente?

    ResponderExcluir
  68. Olá Sargento, gostaria de saber chutando mesmo quanto tempo seria essa transferêcia para o BTA? 1 ano? ou chega ser bem mais que isso?
    Quanto aos testes físicos serão mais rígidos que o da pm convencional?
    Quão rígidos?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  69. Sargento, na sua opinião, para uma pessoa que tem condições de apenas estudar, e que sonha desde criança em ser polícia, mas prefere o serviço mais operacional, " nas ruas ", o senhor acha que compensa o concurso do CFO? O meu medo é que, enquanto vemos Tenentes muito atuantes na ROTA por exemplo, em outras unidades e cidades, vemos Tenentes que literalmente, ficam o dia inteiro " atrás de uma mesa " . Para alguém que prefere o serviço exclusivamente operacional, seria mais indicado servir como praça, ou um Oficial tem a escolha de atuar somente nas ruas ? Essa é uma duvida que sempre tive, porque sou formando em Direito, e nunca gostei de trabalhos " de escritório "..Minha vontade de entrar na polícia militar, sempre foi para o serviço mais operacional..Então, tenho medo de caso conseguir entrar em Barro branco, ser um oficial que " não vai pra rua "..Não sei se consegui me fazer entender, mas gostaria de um conselho seu. Muito Obrigado.

    ResponderExcluir
  70. Oshiro, como tenente você certamente vai trabalhar na rua. O que pode acontecer é de ter que acumular funções administrativas, mas a possibilidade de trabalhar apenas no serviço interno é menor em relação ao operacional.

    ResponderExcluir
  71. Entendi. Sendo assim, os tenentes, que pelo menos dão a impressão, que nunca " saem na rua " seria mais por uma escolha de focar mais no trabalho administrativo, certo? Agora, penso que até por uma questão de número de efetivo, para alguém que sonha em servir na própria Rota, ou outra unidade especializada, como Tenente a demora pode demorar bem mais do que um praça, devido á demanda dos cargos (são muito mais praças do que oficiais) certo ? Agradeço desde já pela rapidez e a qualidade das respostas, não só a minha, como a de várias perguntas que eu li aqui. Seu blog com certeza é de muita ajuda para quem pretende ingressar na corporação, muito obrigado !

    ResponderExcluir
  72. Alguns tenentes optam pelo serviço administrativo por motivos diversos, mas isso só ocorrerá se a demanda operacional estiver solucionada.

    Sua avaliação é correta em relação a demanda das vagas para praças e oficiais.

    ResponderExcluir
  73. Olá Sargento,meu nome é; Fabio e eu gostaria de saber se, quem tem tatuagem pode entrar para PM? E entrar para Rota futuramente?
    Aguardo Resposta! Boa Noite!

    ResponderExcluir
  74. Sargento Lago, boa tarde!
    Meu nome é Camila, tenho 20 anos e estou me preparando para prestar o concurso do Barro Branco ano que vem.. então estou estudando e tenho treinado o físico pois vi que a prova é bem tensa!
    Mas tem duas coisas que estão me deixando meio aflita.
    Primeiro, tenho uma tatuagem um pouco abaixo da nuca, camisetas escondem mas algumas pessoas me disse que não pode ter tatuagem nenhuma.
    E outra, minha pressão arterial oscila, tenho medo que eles achem que tenho pressão alta..

    Bom se puder me dar algumas dicas sobre as provas do Barro Branco agradeço! Tanto na escrita, condicionamento físico, psicológico.. etc!

    Obrigada

    ResponderExcluir
  75. Camila, por falta de tempo não estou respondendo perguntas repetidas, ainda que venham com peculiaridades pessoais. Tatuagem, por exemplo, já tem resposta acima.

    Sobre a questão da pressão alta, não acredito que haja problema, porque se você estiver medicada, por exemplo, não vai acusar nada.

    Dica para a prova do Barro Branco, como dizemos no quartel: O MACETE é estudar, estudar, estudar... E quando vc estiver cansada, enquanto descansa um pouco, mantenha os livros a mão.

    Mantenha-se condicionada fisicamente praticando algum esporte, você será exigida apenas na sua aptidão, não será uma competição onde você terá que ser melhor de todos.

    E segurar a ansiedade... Isso ajuda em todas etapas da seleção.

    ResponderExcluir
  76. http://conhecendoquarteis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  77. olá sargento, meu nome é artur tenho um sonho de mim torna PM,
    prestei o ultimo concurso da PM, acertei 21 questões que no total da 42 pontos,
    será que tenho chance de passa? pelo menos na 2° ou 3° chamada? tenho um sonho de mim
    torna um rotariano, depois que eu conseguir enta na PM o que poderia fazer para entra na ROTA?
    ESPERO resposta sargento abrabços.

    ResponderExcluir
  78. Sargento meu nome é David e eu tenho 14 anos, estou fazendo um curso que nos prepara para entrar na carreira militar.Eu quero fazer a prova para entrar na academia de policia do Barro Branco eu quando EU ME FORMAR quero ser um policial da Rota,eu queria saber como me preparar fisicamente para o teste, é a mesma coisa que na APMBB?
    obrigado

    ResponderExcluir
  79. sgt sou doido pra ser um policial militar o que eu faço pra ser igual o senhor um sgt
    e pra entrar na rota e muito dificil que nota de dificuldade vc da e a ultima qual vc prefere força tatica ou rota

    ResponderExcluir
  80. Sargento, boa tarde, estou prestando para soldado 2 classe, passei e meu TAF será no próximo dia 12.09.2012, a pergunta é o seguinte, pretendo entrar como soldado apenas para poder prestar posteriormente Barro Branco, ja tenho 26 anos logo não posso prestar diretamente a supracitada, o senhor sabe me informar se existe algum requisito além de ser soldado pra poder prestar Barro branco? É preciso por exemplo exercer a função de soldado por um certo tempo ou não? Bastando apenas prestar o concurso e passar no mesmo? TKS

    ResponderExcluir
  81. Sargento Lago uma Boa Tarde, meu nome é Daniel, passei no concurso de soldado da Polícia Militar do Estado de São Paulo e apesar de vários parentes serem contra eu pretendo entrar na ROTA, pois ela ajudou muito o local onde eu morava, a pergunta é a seguinte e serei franco quanto a ela: Irei estudar muito para conseguir a melhor pontuação na escola de soldados, durante os dois anos de estágio probatório estarei estudando muito, para que assim que termine a escola de soldado eu entre na escola de oficiais do Barro Branco e durante esse período continuarei treinando AIKIDO (atualmente estou na faixa Roxa), diante dessas premissas acima, tudo dando certo e eu fazendo as melhores pontuações fica mais fácil entrar na ROTA, e quanto a escolha do batalhão após o final do curso caso não consiga entrar na ROTA por falta de vaga ou qualquer outra coisa, eu devo escolher um batalhão em uma zona perigosa de São Paulo para trabalhar mais ostensivamente para que o pessoal da ROTA possa ver meu trabalho ou isso não é válido na hora de ser chamado (convidado) para a ROTA? Desde já muito obrigado e que Deus proteja você e sua família.

    ResponderExcluir
  82. olá sargento lago , gostaria de saber como me escrever para fazer parte da rota tenho 17 anos , e gostaria muito de fazer parte da rota porque eu admiro muito o trabalho de vocês?

    ResponderExcluir
  83. Bom dia sgt, passei em todas as etapas do concurso para soldado do estado de são paulo. Estou experando a classificação final da segunda chamada que saira 23/10/2012. Gostaria de saber se existe alguma possibilidade da PM não me convocar, ou eles chamam todos os aprovados na lista de investigação social.

    ResponderExcluir
  84. OLÁ, BOA NOITE CARO SGTO LAGO.
    EXISTE OUTRA PORTA QUE ME LEVE ATÉ ESTE MAGNIFICO E GLORIOSO BATALHAO(ROTA), ALÉM DE SE FORMAR PELO BARRO BRANCO, CURSO DE OFICIAIS.
    PELA PM CONVENCIONAL, TAMBÉM SE PODE SOLICITAR ESTA TRANSFERENCIA À ROTA...
    E SALVO ESTAS DUAS EXCESSOES, EXISTE AINDA ALGUM OUTRO MEIO DE INGRESSO À ROTA, COMO UM ALISTAMENTO, OU ALGO DO TIPO, QUE PERMITA ESSA REALIZAÇAO, OU SOMENTE ATRAVES DE CONCURSOS PUBLICO MESMO.
    OBRIGADO.
    NASCIMENTO.

    ResponderExcluir
  85. sargento lago gostaria de saber se filho unico pode entrar para a rota , pois meu filho tem 12 anos e o sonho dele é entrar para a rota quando assim for de maior isso será possivel por ele ser filho único ??? ele é taum apaixonado pela rota que conheçe tds as armas pelo nome e dou muitooo apoio pela escolha dele um abraço ...

    ResponderExcluir
  86. Olá Sargento Lago, me chamo Toni Trindade, tenho 27 anos, e sou da norte de sp... Quero muito ser um PM Da ROTA. Há possibilidades de trabalhar interno sendo um PM, e passando no curso para ser um soldado da ROTA, já ir trabalhar nas ruas sendo um ROTA ? ... Ou temos que trabalhar primeiro nas ruas como um PM ... Tenho tatuagens, mas pretendo removelas, há um grande rigor quanto à tatuagens ? ... E estou sendo processado , por um algo que não fiz ( sou inocente ), e não existe provas contra mim... Quero muito ser um soldado da ROTA ... Estou em dia com a justiça, a não ser esse pequeno processo ..MEU CASO É COMPLICADO !!! ? ... MUITO OBRIGADO !

    ResponderExcluir
  87. Bom dia Sargento Lago

    é uma prazer imenso pode falar com você. Tenho uma dúvida que até então foge um pouco do assunto. Gostaria de saber Quanto tempo atualmente dura a formação de um PM e se ele recebe alguma remuneração durante o período de formação. E após concluir o curso se o Soldado quiser optar a seguir carreira no Corpo de Bombeiro quanto tempo é a duração do curso.
    Obs: Após a formação do Soldado na polícia militar ele precisa de "ESTÁGIO OU UM TMEPO DE EXPEIÊNCIA NA RUA" antes de ser inscrito no curso de Bombeiro Militar ou logo após a formação ele já é inscrito.

    Desde já agradeço. OBRIGADO

    ResponderExcluir
  88. Boa noite Sargento, atualmente faço TIRO DE GUERRA e gostaria de saber se eu passando na prova da pm teria q fazer exame medico de novo?? tenho uma tatuagem do Corinthians na perna, no TG eu fui pego assim, na policia pode haver algum problema??

    ResponderExcluir
  89. Olá Sargento Lago,

    Meu nome é Luiza e tenho algumas duvidas em relação a pm. Estou esperando abrir o concurso para poder prestar. Porem, já li um edital e nele constava que não poderia ter uma série de doenças, como bronquite, asma... E tenho bronquite muito raramente, será que é possível acusar no exame médico e eu ser reprovada ?
    Também li que não é permitido o uso de alargadores, eu tinha e tirei os meus, porem, o buraco não fechou completamente, será necessário uma plástica antes da prova ?
    E a última dúvida, tenho um filho de apenas 1 ano. A academia de formação após passar nas provas, é interna, sou obrigada a "morar" lá por todos os meses de formação ou é possível ir só nos treinamentos e aulas ? E terei tempo para cursar minha faculdade junto ?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  90. Ainda sou muito nova, mais meu sonho é entrar na PM, desde de pequena, tive admiração por familiares que trabalham na PM.
    Meus pais não gostam muito da ideia, mais não vou abandonar meus sonhos por questionamentos.
    Sou mulher e não tenho boa altura isso pode interferir em algo?
    Por questão dos meus pais não me preocupo, me preocupo apenas em não poder entrar pela estatura. Quero realizar meu sonho com muito orgulho e prazer.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  91. Olá Sgr Lago.

    Estou servindo o Tiro de Guerra (alistamento militar obrigatorio) Ano que vem vou prestar o concurdo de Soldado PMSP. Minha duvida é o seguinte. Por eu servir 1 ano no Tiro eu levo algum tipo de vantagem aos demais cadidatos? Sem contar a parte da prova. Já contando a partir do exame fisico.

    Obrigado Abraços.

    ResponderExcluir
  92. Ola sgt meu pai ele e tenente coronel ele tem alguma privilegio para entrar na rota?

    ResponderExcluir
  93. Bom dia Sargento Lago
    é um prazer estar falando com você. Eu gostaria muito de saber Como que eu faço para poder me tornar um Policial da Rota, eu tenho 15 anos, eu Tenho muita admiração por vocês, eu gosto da rota, é o meu sonho se tornar um policial da Rota, pois o mundo lá fora não está muito atraente, e crime pra tudo que é lado, e por isso eu gostaria de junto com vocês está acabando com esses crimes, Se o senhor poder me ajudar deus de já agradeço muito.

    ABRAÇOS, FIQUEM COM A PAZ DO SENHOR JESUS, QUE ELE OS ACOMPANHE HOJE E SEMPRE

    ResponderExcluir
  94. Bom Dia Sargento Lagos
    meu nome e felipe eu sou estrangeiro, sabe eu já tenho 28 anos de edade acho que não presta para mim a função de policia o quizas sim eu esteve olhando ao noticiario os crimenes horriveis que acontecem aqui como meu pais sabe eu tenho familia eu não sei que faria si uma coisa acontecera con elas olhando aqui até gostaria de formar parte da policia.

    ResponderExcluir
  95. eu tenho 13 anos com que idade eu posso entrar no barro branco da pm

    ResponderExcluir
  96. Ola amigo meu nome e nayara, tenho 23 anos. meu maior sonho,e ser de voçês
    terminei o estudo, qual e o cominho pra mim que sou mulher, gostaria muito de trabalhar na rota, em qual quer cargo.. o que fazer??
    abraços

    ResponderExcluir
  97. olá meu nome é leonardo tenho 12
    mas eu queria saber o que eu devo fazer para ser um futuro policial da ROTA

    ResponderExcluir
  98. Ola SARGENTO LAGO, meu nome é Diego e tenho 16 anos, gostei da sua explicação sobre o procedimento que deve ser feito para ingressar na ROTA, pois bem, eu não entendi uma coisa e tomara que o sr. possa me responder, depois de eu ter prestado o concurso para policia militar e ter passado, como ingressar na academia de barro branco? Ou se caso eu optar pela formação de soldado, quanto tempo devo permanecer em uma guarnição local para depois eu poder pedir transferência para a ROTA? Obrigado SARGENTO LAGO, o sr. é muito atencioso com o publico no blog, desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  99. Matheus Henrique Amaro Silva15 de dezembro de 2012 às 21:04

    Sgt.LAGO
    Eu presto serviço ao Exercito Brasileiro,gostaria de saber se para prestar o concurso precisa ser policial militar ou algum outro tipo.E também gostaria de saber se precisar qual o tempo necessário devemos prestar na corporação.

    ResponderExcluir
  100. Ola Sgt, tenho duas duvidas a primeira, se eu tenho um cargo de capitão na policia militar caso eu consiga passar e entra na ROTA eu vou voltar para soldado? E a segunda para entra na ROTA tem que passa pela PM, mais tem que ser a PM de São Paulo ou pode ser de todo o Brasil?

    Obrigado, aguardo a resposta!

    ResponderExcluir
  101. Muito bom dia, Sargento!.
    Tenho 15 anos, e á 3 anos, sonho em ser Policial Militar.
    Pretendo Ingressar na APMBB, mas tenho algumas dúvidas quanto á isso.
    Se por gentileza puder respondê-las, ficarei muito grato ao senhor!
    Minha dúvida é: Qual a idade mínima para se inscrever na APMBB?
    Andei pesquisando, e vi algumas pessoas dizendo que à partir dos 17 anos já pode se inscrever, por outro lado, vi pessoas discordando e dizendo que só acima de 18 anos.
    Gostaria que esclarecesse essa dúvida!.
    E sobre a ROTA, na qual sonho em servir, quantas horas o Policial de ROTA trabalha?
    Desde já, agradeço.

    ResponderExcluir
  102. Olá sargento lago, bom eu ainda sou de menor 16 anos, porém meu sonho é fazer parte da corporação ROTA, sei que não é oque nós pensamos aqui fora. Más sou igual a todo policial( todos tem um sonho ), e o meu será esse eu quero correr atrás dos meus objetivos, você poderia me informar como eu possa ingressar em algum treinamento que dependendo do meu desempenho me encaminhe para a corporação rota ?
    Tenho parentes que já fazem parte da corporação e eu pretendo ser mais um a ajudar, Correr atrás de bandido, proteger a população bom você já está vendo que meu foco é a ROTA, todos os dias assisto videos e vejo vários exemplos. Garanto que após eu entrar para o treinamento não vou se sair mal.
    Desde já obrigado pela atenção.
    Atencionsamente: Leonardo Bradok's

    ResponderExcluir
  103. Boa Noite sargento , gostaria de saber se tem como eu ingressar na ROTA diretamente sem passar pela policia comum ! não dismerecendo deles ou da capacidade mas meu sonho é ser da ROTA minha idade é 19 anos , sera que tem como o senhor me instruir ? agradeço pela atenção desde ja !

    ResponderExcluir
  104. sargento lago se eu conseguir servir o exército uma coisa que eu quero muito eu tenho alguma chance de entrar na rota?
    tenho uma grande admiração pelos homens da rota e é um grande sonho trabalhar na rota.

    ResponderExcluir
  105. Prezados amigos leitores,

    Tenho deixado de responder as perguntas por serem repetitivas e já terem sido respondidas. Não basta apenas ler o texto, leia também os comentários e respostas que conseguirá sanar a sua dúvida.

    Em caso de dúvida que ainda não foi respondida, darei a resposta.

    Boa sorte a todos.

    ResponderExcluir
  106. tenho uma amiga ela que entra pro exercito ela tem17 anos esta cursando o 9 ano do encino fundamental ela pode ou nao ela faz 18 esse ano

    ResponderExcluir
  107. Boa Noite sargento
    Tenho 27 anos e sempre tive vontade de presta para militar é um sonho me ver de farda mas quando eu tinha 18 anos me envolvi em um delito criminal 155, isso ate hoje quase 10 anos depois ainda me traz muita dor de cabeça por preconceito sei que errei mas isso não é injusto e preconceituoso um ex apenado ser condenado pela resto da sua vida meu processo foi extinto não devo mas nada paguei pelo meu erro. estou me preparando para o próximo concurso e tenho fé que irei conseguir nunca tentei antes pelos rumores que existe "você não, Você tem passagem" e agora com tanta violência decidi mostra para a corporação militar que sou apto e sempre tive minha vida digna. Gostaria de saber a Opinião do senhor, Isso é muito Importante para mim... Abraços

    ResponderExcluir
  108. Wellington, quando uma pessoa tem uma dívida no comércio e quita o seu nome fica limpo novamente. Na ficha criminal isso não acontece, embora devesse. Se está pago, acabou... Sempre pensei assim. No meu trabalho policial exigia dos meus companheiros o respeito a quem estava com sua dívida quitada com a Justiça e não estivesse reincidindo. Contudo, para ingressar na polícia não é aceito o candidato que tem antecedente criminal. É uma questão que merece um debate, mas não é.

    ResponderExcluir
  109. Ola Sargento Lago, meu sonho é servir nesse maravilhoso batalhão que é a ROTA, tenho muita admiração pelo trabalho feito por vocês. Minha dúvida é o seguinte, eu posso ter uma tatuagem com o simbolo da ROTA antes de fazer o concurso ou entra no batalhão ou só após eu entrar na ROTA que eu poderei fazer a tatuagem com o simbolo da grandiosa ROTA? Obrigado sargento. Rota hoje, amanhã e sempre.

    ResponderExcluir
  110. Olá Boa Noite Sargento Licença Para me apresentar e comentar!
    Olá Sargento sou um rapaz de 17 anos e estudo policia Desde os 15 anos de idade tudo sobre Direito Constitucional, Processual, penal.... e assim à principio eu gostaria de entrar na Policia Civil onde q para à propria e já estudei laudo inquérito e outras coisas mais.... mas assim eu gostaria de combater o crime de Perto então eu gostaria muito de ingressar na ROTA gostaria q o senhor me explicasse melhor sobre como ingressar nesse seleto grupo de elite!! assim faço faculdade estudo, trabalho mais me disponibilizaria à deixar tudo só para seguir uma carreira policial!! Porque hj em dia infelizmente o Brasileiro admira mais o Bandido do q o Policial q salva q ajuda q Brada q se arrisca! então eu gostaria de contar com a sua competência para ingressar na ROTA! faço 18 esse ano! como eu ingresso na PM na ROTA no Grupo do Barro Branco, Gostaria q com a sua comptencia e conhecimento me encaminhasse ao caminho certo e estou convicto q isso será efetuado!!!

    "A UM FORA DE FORMA O BRADO DE ROTA....."

    Obrigado e Boa Noite....

    ResponderExcluir
  111. Sargento eu tenho uma tatuagem do ex-lutador Ryan Gracie uma cruz nas costa, só que a minha é bem menor, ela não fica exposta quando eu coloca uma camiseta, e não tem nada relacionado com gangues, tráfico, descriminação e etc, ela apenas significa o BJJ (Brazilian Jiu Jitsu) e um gesto de homenagem ao Ryan Gracie. Gostaria de saber se eu posso entrar na PM com essa tatuagem nas costa? Essa tatuagem pode me impedir de ingressar na PM ou até mesmo na ROTA? Obrigado Sargento Lago. Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  112. Gostaria de Saber porque um Oficial chega a ser transferido da Rota !! quais requisitos que faz ele ficar por anos na Rota e quais faz o mesmo deixar a rota

    ResponderExcluir
  113. NossA, tenho uma grande admiração por vocês... São verdadeiramente pessoas abençoadas por DEUS! Tenho vontade de ingressar na Polícia, mas quem sab essa admiração pela ROTA num vire Realização.. rs
    Bom, desde já agradeço pelo Grande respeito e admiração que fazem com que nosso País tenham de vocês!

    Att,

    ResponderExcluir
  114. O MEU DESEJO TE ENTRAR NA ROTA É POR CAUSA DA ADRENALINA , EU GOSTO MUITO E COM FÉ EM DEUS VOU TERMINAR MEUS ESTUDOS E PRESTAR CONCURSO ABRAÇO SGT BOM TRABALHO ..

    ResponderExcluir
  115. Sargento quem tem tatoo pode entrar para algum departamento da policia
    Att Rodrigo

    ResponderExcluir
  116. Não tem né mole pra pm civil nem rota aqui e 1533 seu gambe bota safado sem vc tromba com os irmãos vc vira uma mulhersinha quem manda na capital no litoral e no interio e o comando o pcc e vcs pagando pau pros ratos de cinza e esses gambes filhos da puta paz, justiças e libertade pra todos os manos sofredores de todas as quebradas pcc viva o comando...

    ResponderExcluir
  117. Bom dia Sgt. Lago!

    Poderia me dizer se há limite de idade para servir no BTA como policial externo? Tenho 25 anos, pretendo prestar esse concurso da PM 2013 e creio que só lá pelos 28 / 30 anos (tomando posse em 2014 + 2 anos de serviço, etc) estaria apto à função (segundo regimento interno). Mesmo com essa idade eu consigo servir na ROTA?

    Muito obrigado, desde já. Abraço!

    ResponderExcluir
  118. sargento lago bom dia prestei alguns concursos da PM SP porem tive um processo criminal tentativa de homicídio mais consegui reverter para lesão corporal e depois fui absolvido, tudo isso por causa de um soco que eu dei em um rapaz, que acabou acusando meu irmão de roubo e trocou socos com meu pai, na 1ª vez fui reprovado pois o processo ainda estava em andamento, esse ano fui reprovado novamente mais meu processo já tinha sido absolvido entrei com recurso para saber o motivo da reprovação mais tenho quase certeza que foi por causa do processo, você acha que por eu ter respondido esse processo não vou conseguir ingressar na PM SP, por mais que eu tenha sido inocentado, e outra o mesmo rapaz (P2) que fez minha investigação na 1ª vez acabou fazendo novamente e para ajudar esse rapaz(P2) mora na rua da minha casa não sei se é perseguição pois ele não conversa com quase ninguém na rua parece que tem o rei na barriga, isso pode atrapalhar? só tive pontos positivos depois desse processo sou formado em Educação Física, tenho curso de vigilante e também trabalhei como guarda vidas temporário pelo corpo de bombeiros aqui em Caraguatatuba minha cidade natal, sendo que para o curso de vigilante preciso levar meu antecedente criminal e para temporário também eles fazem uma consulta nos meu antecedentes, não tive novidade alguma depois do fato. detalhe tenho uma ação movida contra o estado pela minha 1ª reprovação onde acabei perdendo em 1ª instancia, e irei entrar com outra após saber o por que da minha reprovação.o senhor pode me ajudar com isso, me dar alguma sugestão se devo continuar a prestar o concurso. até mais.

    ResponderExcluir
  119. Olá Boa tarde Sarngeto.
    Estou na fase do psicologico da PMSP, e gostaria de saber se um pessoa que tem passagem quando menor, e passou por um processo de serviço comunitario, tem como passar na IS da policia militar ?

    ResponderExcluir
  120. eu tenho 15 anos o meu sonho e entrar para ROTA e ainda vou conseguir ainda vou usar aquele bração com muito orgulho e com muito amor posso passar um dia apenas lá e no outro dia morrer mais pode ter certeza que eu vou morrer muito feliz de ter passado um dia vestido com essa farda de maravilhosa . toda vez que vejo uma viatura da ROTA minha vontade aumenta.

    ResponderExcluir
  121. Se eu já tiver sido do EB passar pela barro branco ajuda em alguma coisa para ir pra ROTA ?

    ResponderExcluir
  122. Olá sargento boa noite.
    Queria saber em relação aos testes de piscologico como funciona?quais são as perguntas mais frequentes.Pois vejo muitos concorrentes que chegam no final do concurso e reprovam neste teste!
    Seria nervoso por estar sendo entrevistado?

    ResponderExcluir
  123. Olá boa tarde,

    Me chamo Emanoel Ferreira e tenho 20 anos, os comentários e as respostas acima estão muito esclarecedora. Irei prestar concurso da Polícia Militar - SP Soldado PM de 2ª Classe. Algumas informações mostram que geralmente quando chegamos ao momento de estagiar, esse estágio é feito no POLICIAMENTO DE ÁREA. Dependendo do bom desenvolvimento durante o um ano de Curso Superior de Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública, existe a possibilidade de ser escolhido para ou poder escolher outro modalidade de serviço?
    Se possível relacione onde em quais modalidades pode ser feito o estágio sem contar com RPT ?

    " No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade" Albert Einstein

    Fico no aguardo da resposta.

    Att,

    Emanoel Ferreira

    ResponderExcluir
  124. Sargento Lago Boa noite .
    Tenho 17 anos e vou prestar concurso tanto para Barro branco quanto para escola de soldados a que abrir primeiro eu se inscrevo ano que vem.
    Gostaria de saber se pra entrar na equipe de força tática ou na rota é preciso ter algum tempo como policial militar ou seja, após formado como soldado se tenho que ter uns 2 anos de policia para entrar na rota ou na força tática? Gostaria de saber também se dentro da escola de soldado ja tem um treinamento específico para quem quer ser da equipe força tática ou se esse treinamento " tático" é feito depois ? Assisti uma entrevista com o Tenente Coronel Telhada e vi ele comentando que , para ser da rota tem que ter pelo o menos uns 2 anos de força tática , fiquei na duvida? o que seria o Rpt e como funciona ?
    Obrigado pelo atenção Sargento, aguardando resposta.

    ResponderExcluir
  125. Ola sargento lago.
    Gostaria de saber se eu posso ir de carro trabalhar para o batalhão que eu estiver trabalhando como policial ? Atualmente em São paulo só existe o BTA da rota ? não ha nenhum outro batalhão da rota pelo estado? o que eu gostaria de saber mesmo é se pode ir trabalhar com o carro que voce possui e deixar ele la no período de serviço ?

    Obrigado .

    ResponderExcluir
  126. Sgt. Lago, eu compreendo que o limite máximo para entrar na PM é 30 anos, mas, em lá já ingressado, você poderia me informar se posso servir na ROTA com uns 28, 29 anos de idade?

    Essa seria mais ou menos a idade em que eu estaria apto, considerando o tempo mínimo de serviço e entrando na PM nesse concurso de 2013.

    Obrigado.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  127. Boa noite, me chamo Gabriel e meu sonho é ser um soldados da ROTA , ronda ostensivas Tobias de águia. Gostaria de saber qual atura mínima exigida pela polícia militar ? .. meu sonho e determinação é tao grande que se ao menos eu tivesse a oportunidade de entrar no batalhão como limpador de chão , botas ect.. eu ficaria feliz , pós estudaria muito e conquistaria meu espaço . Obrigado

    ResponderExcluir
  128. bom dia SARGENTO LAGO.

    Quero entra na policia militar....porem eu já tenho 29 anos e tenho uma tatuagem..
    Minha pergunta é!!! Posso entrar como PM até quantos anos e se minha tatuagem influência em algo?
    Também tenho esta duvida que o rapaz citou acima da minha pergunta!!!

    obrigado pela atenção Sargento Lago...

    ResponderExcluir
  129. bom dia SARGENTO LAGO.

    Quero entra na policia militar....porem eu já tenho 29 anos e tenho uma tatuagem..
    Minha pergunta é!!! Posso entrar como PM até quantos anos e se minha tatuagem influência em algo?
    Também tenho esta duvida que o rapaz citou acima da minha pergunta!!!

    obrigado pela atenção Sargento Lago...

    ResponderExcluir
  130. bom dia SARGENTO LAGO.

    Quero entra na policia militar....porem eu já tenho 29 anos e tenho uma tatuagem..
    Minha pergunta é!!! Posso entrar como PM até quantos anos e se minha tatuagem influência em algo?
    Também tenho esta duvida que o rapaz citou acima da minha pergunta!!!

    obrigado pela atenção Sargento Lago...

    ResponderExcluir
  131. Sgt. Lago.
    Gostaria de saber em quais áreas um oficial da PM pode trabalhar, como policiamento ostensivo, choque, tática, cavalaria, bombeiro, ambiental, rodoviária e quais outras subáreas ? A EEFPM/SP esta incluída ? Existe um modo de dar aula de Educação Física na PM?

    ResponderExcluir
  132. Sgt. Lago ... tenho 31 anos e meu sonho era e é entra pra policia.. eu gostaria de saber se pela minha idade eu conseguiria ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alessandro tenho 16 anos de idade msm nao sabendo muita coisa essa resposta eu posso te responder para vc entrar para a policia militar a idade minima é 18 anos e a maxima é 30 anos ja para a plicia civil nao sei qual é a idad
      e maxima espero q tenha te ajudado

      Excluir
  133. Bom dia Sargento,

    Estou finalizando uma monografia sobre patrulhamento tático móvel no Brasil. Necessito informações sobre o sistema de inclusão na ROTA (critérios de avaliação e tempo de duração do estágio) e sobre a rotina de treinamento físico e técnico do efetivo.

    Favor enviar as informações através do email bpchoquep4@pm.sc.gov.br

    Se possível ainda hoje, pois tenho que finalizar a monografia até sexta.


    Atenciosamente,


    Cap PMSC Westphal

    ResponderExcluir
  134. Sgt.lago tenho 16 anos e gostaria de saber se o treinamento para formacao do soldado pm 2° classe é igual ao treinamento para ROTA (como prova escrita ou taf) e ou tem algo parecido e se tem quais coisas sao essas obrigado

    ResponderExcluir
  135. Sgt. Lago

    Estou concorrendo à vaga de soldado PM de 2ª Classe. Sou mulher e quero trabalhar na ROTA, no entanto, não como administrativo. Qual o motivo de haver esta descriminação com mulheres impedindo-as de trabalhar no Policiamento Ostensivo da ROTA? Se eu tentam posso conseguir?

    ResponderExcluir
  136. sgt. fui voluntario no servico obrigatorio tg.
    se eu estiver servindo e passar na prova da pm posso ser liberado?

    ResponderExcluir
  137. Sgt. Lago.
    Primeiramente quero dizer que sou muito admirada com o seu trabalho, como policial e como cantor. 1ª, me chamo Caroline, tenho 19 anos e curso supletivo (ensino médio) na cidade de Campina Grande/PB, me atrasei pq com 15 anos decidir largar os estudos para trabalhar, mas agora voltei, com o sonho de ser PM e a pergunta é...: depois de terminar o ensino médio, passar no concurso da PM e me formar em Soldado, posso fazer um curso para a FT ou B.O.P.E, será que aceitam mulheres??

    ResponderExcluir
  138. ola sgt.. lago tenho 27 anos to fazendo supletivo vou terminar antes de fazer 29 anos sempre tive esse sonho na minha família numca teve um policial so tive tempo agora pra correr atraz do meu sonho vc acha que tenho chance

    ResponderExcluir
  139. SGT LAGO TD BEM , QUERIA SABER EU AGR COM 20 ANOS TERIA ALGUM ATRASO PARA FAZER O CURSO PARA PM E SE CONSEGUI ENTRA PARA GUARNIÇAO , O SR PODERIA ME DIZER QUANTO TENPO DEPOIS EU POSSIVELMENTE ENTRARIA PARA ROTA , AGRADESSO A ATÉNÇAO TKS . QAP

    ResponderExcluir
  140. Bom dia sargento ... alguns dias um acontecido me tira o sono...gostaria de saber se uma habilitaçao suspensa poderia reprova-me na investigaçao social da pmsp... cujo a situação seria a seguinte...meu irmao tomou uma multa gravissima...pois a multa veio em meu nome ...porque a moto esta no meu nome... ele nao tranferiu a multa para ele ...a suspensao veio para mim ... na data da posse nao estarei com a habilitaçao ... posso ser reprovado?? Obrigado desde ja ...

    ResponderExcluir
  141. Olá Sargento , meu nome é Rafael , o meu sonho é entrar na Rota e procuro saber bastante sobre eles , fico pensando se tem uma escola de soldados da Rota ? desde de já agradeço !!

    ResponderExcluir
  142. Olá srgt , se no caso eu passa pelo exercito ,fica um pouco mais fácil de entra na rota ?

    ResponderExcluir
  143. olá sgt, tudo certo? meu nome e fabio e eu gostaria de saber se, a alguma restrição para diabéticos entrarem na carreira militar como Rota ou mesmo a PM

    ResponderExcluir
  144. Boa tarde SGT

    Meu nome é Erick, tenho 18 anos. Meu sonho sempre foi fazer parte da PM, porém um fato está me deixando inseguro. O fato de minha estatura ser 1,64 sendo que o exigido mínimo 1,65. Não sei se foi um herança de família gostar do "perigo", rs mas meu pai serve em Diadema, meu tio possivelmente o senhor o conheça, SGT Chrisóstomo "Garça" serviu no 10° B e minha tia SGT Fátima. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  145. Sargento Lago

    Sou mulher e Queria saber se tenho chance de entrar no GATE e se mulheres atuam nas operações com os homens?

    ResponderExcluir
  146. iose antonior do nascimento16 de janeiro de 2014 às 11:51

    eu vou consegui ingresa na rota sou adimirado deste trabalho

    ResponderExcluir
  147. SGT. porfavor tenh uma duvida , minha familia da parte do meu pai e tudo militar e eu queria seguir esse caminho , não me vejo fazendo outra coisa , so que tem um problema , eu tenho diabetes , eu vi falar que o diabetes tem direito igual a todos e tals..... so que meu primo foi reprovado na PM por causa de uma cicatriz no braço , então eu penso;se meu primo foi reprovado por uma cicratiz eu que não entro pela diabetes . Sgt. vc conheçe algum policial diabetico ?

    ResponderExcluir
  148. Sgt. Lago.
    Boa Noite..tenho uma duvida e gostaria que você me respondesse.
    Tenho 20 anos e estou planejando prestar concurso para Pm...e possivelmente ingressar na rota alguns anos depois..Porém tenho uma tatuagem com o nome de minha mãe nas costas...Só aparece com camisa Regata..?
    Serei reprovado na pm? ou possivelmente na rota depois?

    ResponderExcluir
  149. Sgt. Lago.
    Boa Noite..tenho uma duvida e gostaria que você me respondesse.
    Tenho 20 anos e estou planejando prestar concurso para Pm...e possivelmente ingressar na rota alguns anos depois..Porém tenho uma tatuagem com o nome de minha mãe nas costas...Só aparece com camisa Regata..?
    Serei reprovado na pm? ou possivelmente na rota depois?

    ResponderExcluir
  150. Sargento tenho uma duvida cruel, amo a PM (ROTA) e amo o Direito, posso unir as 2 coisas ? Por exemplo, me formar em direito ter carteira da OAB porem ser um Policial de ROTA.

    ResponderExcluir
  151. Olá SGT tenho 17 anos e em breve irei fazer um concurso pra ingressar na PM, só que tenho uma tatuagem na perna, mais precisamente na região da canela, isso pode me prejudicar a ser um policial? abraços

    ResponderExcluir
  152. Olá sargento eu tenho 18 anos, e quero ingressar na carreira militar. Gostaria de saber se a estatura é importante para ser da ROTA, já que os policiais da ROTA aparentam ter uma estatura média de 1,80m a 1,90m ?? Obrigado desde já Sargento.

    ResponderExcluir
  153. ola policias da rota como vai meu amigos vão bem,meu sonho e ser policial da rota tenho 13anos queria entrar na rota esse e o meu sonho queria entrar eu moro na Bahia por favor sargento quero entra na rota o meu melhor sonho do mundo a unica que eu gosto e da rota queria ser policial da rota amigo por favor sargento realize o meu sonho por favor queria estagiar na rota moro em conceição do coite Bahia por favor cara pelo menos para entagiar depois ser um policial de verdade por favor sargento da rota quero ser policial eu amo a rota sou apo xonado pela rota e os pms da rota já assistir filme da rota nossa eu começo estagiar eu quando eu tiver 18vou ser policial de verdade meu amigo por favor gosto tanto de vcs

    ResponderExcluir
  154. ola sargento . sou 3°sgt de Cavalaria , recem formado na Escola de Sargentos das Armas (EsSA) e estou servindo na fronteira com Uruguai . Sou paulista e ja tentei 3 vezes entrar na pm de sp . mas fui reprovado no exame psicológico e hj penso em voltar pro meu estado pela policia e entrar na rota . mas tenho um problema vou fazer 27 anos em outubro e de acordo com o edital tenho que ter 26 ate o ano que vem em janeiro . sera que com mandado
    de segurança consigo entrar no barro branco ?

    ResponderExcluir
  155. sargento tenho 18 anos meu sonho é ingressar na ROTA poderia me explicar o passo a passo dessa jornada e quais as dificuldades.

    ResponderExcluir
  156. Boa noite sgt eu sou ex militar do E.B eu queria saber se apos eu ingresar na PM como sd eu tenho que passar primeiro pela corporação da força tatica ou ja posso me iscrever direto pra prestar o curso da ROTA.

    Obrigado pela coomprienção

    ResponderExcluir
  157. Sargento Lago. se eu entrar como tenente na rota eu vou atuar como segundo tenente ?
    Ou terei que começar como soldado ?

    ResponderExcluir
  158. Boa tarde sargento, me tira uma duvida !! tenho cinco tatuagens, entre elas uma uma nas costas inteira e outra no biceps isso atrapalha a minha entrada na corporação ??

    abraço

    ResponderExcluir
  159. Boa tarde; SGT LAGO. Gostaria de saber, se um portador de deficiência fisíca como sou considerado até o momento por ter perdido o movimento do menbro ( braço direito ) estou incaminhado para cirurgia por ser um tratamento longo gostaria de saber se após a cirurgia eu posso prestar concurso publico mesmo ficando com cequelas posso ingressar na carreira militar ? E se eu ingressar na carreira militar em qual área eu poderia exercer meu trabalho.

    ResponderExcluir
  160. Ola sargento logo irei fazer a prova para pm em dezenbro ea minha duvida e q eu tenho uma tatuagem no braço e outra q cobre toda a minha costa isso pode inplicar para q e seje um pm ou futuramente entrar na rota abraço .Alan

    ResponderExcluir
  161. Boa tare, algum militar poderia responder a minha dúvida. Fui militar do Exercito Brasileiro, servi apenas um ano, em seguida tentei entrar na polícia militar mas quebrei a perna, Tíbia e fíbula da perna esquerda. Fratura normal sem fratura exposta. Passei por uma cirurgia e coloquei uma Haste dentro da Tíbia e 3 parafusos de fixação. Fiz todos os procedimentos para reabilitação. Ando normalmente, corro normalmente, jogo bola, unica coisa que fico estranho são os pontos da cirurgia e o calo ósseo na canela, aparece um pouco mas minha perna está melhor que a que não quebrei. Minha dúvida é se eu posso ser eliminado por ter Haste e parafuso na perna, lembrando que faço todos os exercícios que fazia antes.Espero que algum militar me responda, Fico aguardando. Obrigado.

    ResponderExcluir
  162. Boa noite Sgt, sei que evidentemente o Sr não é psicologo mas acredito que a sua experiência tanto militar como de vida pode me ajudar a dirimir algumas dúvidas que tiram meu sono. Eu tenho 27 anos sou casado, sempre sonhei em ser militar mas minha família sempre foi contra e meus amigos sempre me diziam que era loucura, que todo militar é isso aquilo outro, e tantas baboseiras. moral da história até hoje não entrei, mas sou frustrado com a minha profissão e parece que nada que eu pense em fazer será igual se eu tivesse seguido meu coração, eu acho que quem é militar de verdade nasceu para isso, e eu acho que nasci para ser militar nada tira isso da minha cabeça mesmo depois de tanto tempo. Li que posso prestar concurso até os 30 anos. então vou tentar em todas as oportunidades que aparecer de concurso em 2015, 16 e 17, queira Deus que eu passe na primeira. O sr acha que com minha idade tenha chances de vir a entrar na corporação, e chegar há uma força tática ou então até uma rota? será que eu demorei demais para resolver? o sr pode me dar alguma dicas? agradeço pela atenção e desculpa pelo importuno. abçs

    ResponderExcluir
  163. Boa tarde sargento, tenho 26 anos estou em processo para ingressar na pm. Provavelmente tomarei posse com 27 anos. Gostaria de saber se para fazer parte da ROTA existe algum limite de idade. Abgdo.

    ResponderExcluir
  164. Boa tarde Sargento Lago, sou Kevin tenho 16 anos e meu sonho eh entrar na Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar, quero saber quais preparações fisicas eu tenho que ter, mentalmente e como eu posso dar inicio nessa carreira, sou de Campinas SP, agradeço abrçs

    ResponderExcluir
  165. Sargento Lago, tenho 17 anos e meu sonho é ser Policial militar porem tenho uma duvida tenho um b.o arquivado no forum isso influencia alguma coisa quando for ingressar na carreira? Obrigado desde ja

    ResponderExcluir
  166. Olá Sgt gostaria de saber se um policial Militar consegue fazer faculdade ou é impossivel?

    ResponderExcluir
  167. Sou mulher e gostaria de ingressar na rota os procedimentos são os mesmos?

    ResponderExcluir
  168. sargento quem tem bronquite alergico passa nos exames medicos da pm?

    ResponderExcluir
  169. Olá sargento gostaria de saber o que fazer pra eu entrar na rota tenho apenas 15 anos mais quero seguir essa carreira não sei por onde começar vc pode me ajudar????

    ResponderExcluir
  170. Oi Sgt, eu fiz alistamento militar e terei que participar da seleção geral se eu for convocado e enquanto dura o meu alistamento eu for chamado para a PM posso deixar o TG

    ResponderExcluir
  171. sargento para eu entrar na ROTA é mais facil eu entrar para o policiamento de area ou policiamento de choque?

    ResponderExcluir
  172. Boa noite sargento, me chamo Joabe e tenho 28 anos moro em Itapecerica, to meio cansado de não conseguir fazer nada para ajuda na segurança do nosso dia a dia por isso decidi tentar e sei que vou conseguir passar no concurso, de forma que eu gostaria de saber passo a passo logo após a aprovação do concurso, ao passar ja serei considerado da corporação ou corro o risco ainda assim de ser reprovado? Quero muito ser da rota mais sei que é um passo após o outro e quando eu já for um pm dai vou pra cima e batalhar pra entra no batalhão da Rota.

    ResponderExcluir
  173. com quantos anos a pessoa pode entra na rota??´,, mulheres pode entra também??´

    ResponderExcluir
  174. Olá boa noite SGT eu tenho 21 anos quando menor cometi um delito e sempre quis entrar para polícia então hoje em dia consigo fazer concurso e entra para polícia
    meu delito foi art157 agradeço desde já

    ResponderExcluir
  175. Bom dia, tenho uma dúvida , tenho uma tatuagem abaixo da orelha, isto é, no pescoço e aparece com o uniforme do exercito, isso pode me causar problemas para a não ingressão na carreira ou será que posso esconde-la com maquiagem no dia de eu levar meus exames.

    ResponderExcluir
  176. Boa tarde sargente meu sonho é entrar na Rota porém tenho muitas duvidas, o senhor poderia me passar seu whatsapp ou vc prefere que eu passe o meu ?

    ResponderExcluir
  177. Bom dia
    Eu tenho um sonho muito grande de.ser polícial
    Mas eu queria saber se eu posso ser policial mesmo tendo passagem pela polícia civil por porte de arma �� 9mm
    Obrigado

    ResponderExcluir
  178. Olá Sgt, gostaria de saber se uma mulher qd passa num concurso da PM pode escolher se vai trabalhar na rua ou no administrativo?

    ResponderExcluir
  179. Sargento,pra entrar na rota,precisa ser polical militar durante 2 anos? e Pode enttrar pro exercito no lugar da pm?durante esses 2 anos

    ResponderExcluir
  180. Bom dia sargento eu tenho 19 anos e gostaria de saber se tem idade mínima pra engrasar na rota
    E tbm se eu ter tatuagem dificulta a entrada na polícia obg des de já

    ResponderExcluir
  181. Boa noite Sgt Lago, gostaria de saber se preciso me expecializar ( Subir de Patentes, Soldado, Cabo, etc... ) Para eu poder entrar na ROTA, ou só o tempo de espera basta para assumir o cargo!?

    ResponderExcluir
  182. Boa noite Sgt Lago, gostaria de saber se preciso me expecializar ( Subir de Patentes, Soldado, Cabo, etc.) Para poder entrar na ROTA, ou só RPT basta?

    ResponderExcluir
  183. Óla Sargento.
    Deixa eu fazer uma pergunta ao senhor.
    Se eu ingressar no exército eu posso entrar na ROTA direto ?

    ResponderExcluir
  184. Óla Sargento.
    Deixa eu fazer uma pergunta ao senhor.
    Se eu ingressar no exército eu posso entrar na ROTA direto ?

    ResponderExcluir
  185. Boa tarde sargento,
    Gostaria de saber se para entra na Rota há a preferência por aquele praça ou oficial que já provém de algum batalhão como a Cavalaria ou Força Tática. Há essa preferência?

    ResponderExcluir
  186. Sgt se eu Servi O Exército .
    Eu posso entrar na Rota Direto ?
    Obrigado. Aguardo tua resposta
    ROTA 💪 💪

    ResponderExcluir